Entre os dias 7 a 9 de agosto decorreu a 3ª edição da Conferência Internacional Counter-Image. O evento se realizou no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, sendo organizado pelo ICNOVA em parceria com Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e apoio da APUFSC.
A conferência deste ano de 2024 teve como tema “Contra-Imagem, Cultura visual e Pensamento Ecológico:re-imaginar as relações no mundo” e reuniu 132 investigadores de 23 nacionalidades e diversas áreas do conhecimento, que se reuniram em formato híbrido, ou seja, de modo presencial e remoto (online).
Foram três dias de evento, com painéis, performances, ateliês, lançamentos de livros e mostras de filmes. Os três conferencistas principais, Teresa Castro, Ricardo Socas Wiese e Alyne Costa, trouxeram reflexões sobre narrativas e práticas visuais contraculturais, na direção de refletir sobre criação de ambientes socioculturais justos e sustentáveis.
Na conferência os investigadores discutiram quais visualidades e/ou contra-visualidades possibilitam re-imaginar e pôr em ação novas formas relacionais com o mundo, em dissidência às lógicas de acumulação, de monocultura e de extrativismo. Entendendo que as imagens atravessam as relações entre humanos e não humanos e que por isso possuem um poder performático dessas representações e na construção de identidades e mundividências, questionou-se que tipo de produção de imagens está se afirmando na contemporaneidade e que mundo elas nos incitam a performar.
Confira abaixo os registos do evento!
Fotografias de: Andressa Colbalchini