Apresentação
Escola de Procrastinação (2020 2022) é um projecto exploratório de investigação artística proposto pela coreógrafa e investigadora Sílvia Pinto Coelho. O projecto começou por abordar um momento particular que reconhecemos em performances improvisadas, ao vivo, em que não fazemos ideia do que é possível fazer a seguir. Podemos aprender muito com fazer durar este momento e confiar que podem surgir questões vibrantes, independentemente do desenlace, ou da relação com públicos.
De repente, a Covid19 veio alimentar o projecto dando-lhe novas potências. Estávamos num estado de espera colectiva e tudo tinha sido adiado de alguma forma. Em 2020, durante o primeiro confinamento Covid19, em Lisboa, um Grupo de Leitura online dedicou-se a pensar, em conjunto, sobre abrandar, procrastinar, sabotar, a preguiça,
modos de produção e, claro, sobre o confinamento e a pandemia. Por ter sido um dos primeiros grupos de leitura online, familiarizados com o que estava a acontecer no trabalho, na vida e no movimento da vida quotidiana, operou-se um desvio político bastante interessante no tema proposto – falávamos do presente, a partir de nossas casas com a mente desperta pelo susto.
Apoios: TBA, DGARTES, MUHNAC, ICNOVA, O Rumo do Fumo, c.e.m.
Equipa
Silvia Pinto Coelho
ICNOVA
Lília Mestre e Jeroen Peeters
Artistas Colaboradores
Marta Moreira
Produções Independentes.
Recursos
Maratona de Procrastinação – evento duracional performativo (SPC 6-6-2021);
Plataformas
Ligação à sociedade
- Filme: https://vimeo.com/668237437/a3a1541b63 (senha TBA)
- Maratona de Procrastinação
- Entrevistas Maratona de Procrastinação
- Livro-ebook (em desenvolvimento)
- Página de recepção da imprensa e divulgação: https://procrastinationschool.fcsh.unl.pt/imprensa.html