Escola de Procrastinação

Apresentação

Escola de Procrastinação (2020 2022) é um projecto exploratório de investigação artística proposto pela coreógrafa e investigadora Sílvia  Pinto Coelho. O projecto começou por abordar um momento particular que reconhecemos em performances improvisadas, ao vivo, em que não fazemos ideia do que é possível fazer a seguir. Podemos aprender muito com fazer durar este momento e confiar que podem surgir questões vibrantes, independentemente do desenlace, ou da relação com públicos.

De repente, a Covid19 veio alimentar o projecto dando-lhe novas potências. Estávamos num estado de espera colectiva e tudo tinha sido adiado de alguma forma. Em 2020, durante o primeiro confinamento Covid19, em Lisboa, um Grupo de Leitura online dedicou-se a pensar, em conjunto, sobre abrandar, procrastinar, sabotar, a preguiça,
modos de produção e, claro, sobre o confinamento e a pandemia. Por ter sido um dos primeiros grupos de leitura online, familiarizados com o que estava a acontecer no trabalho, na vida e no movimento da vida quotidiana, operou-se um desvio político bastante interessante no tema proposto – falávamos do presente, a partir de nossas casas com a mente desperta pelo susto.

Apoios: TBA, DGARTES, MUHNAC, ICNOVA, O Rumo do Fumo, c.e.m.

Equipa

Silvia Pinto Coelho
ICNOVA

Lília Mestre  e  Jeroen Peeters
Artistas Colaboradores 

Marta Moreira
 Produções Independentes.

Recursos

Maratona de Procrastinação – evento duracional performativo (SPC 6-6-2021);

Improvisadores, artistas, curiosos e estudantes na área da dança e da performance foram convidados para experimentar um conjunto de premissas formuladas para uma Maratona de Procrastinação, que durou 10 horas ao ar livre, no jardim botânico de Lisboa. Os artistas convidados, Lília Mestre, Mark Tompkins, Vera Mantero, Jeroen Peeters, Mariana Tengner Barros and João Bento, e um grupo de artistas que também integrou o processo, formularam propostas de relação entre as pessoas e com o espaço e o tempo do jardim, para potenciarem diferentes tipos de encontro. Todo o evento foi aberto ao público do jardim botânico e do TBA. O projecto foi financiado pela DGArtes, coproduzido pelo ICNOVA e pelo Teatro do Bairro Alto, em colaboração com o Museu da Ciência/Jardim Botânico.

Plataformas

Ligação à sociedade

  • Filme: https://vimeo.com/668237437/a3a1541b63 (senha TBA)
  • Maratona de Procrastinação
  • Entrevistas Maratona de Procrastinação
  • Livro-ebook (em desenvolvimento)
  • Página de recepção da imprensa e divulgação: https://procrastinationschool.fcsh.unl.pt/imprensa.html