African-European Narratives

Apresentação

Narrativas Afro-Europeias é um projeto sobre experiências interculturais relacionadas com ascendência africana, memória e pós-memória colonial, diásporas africanas e migração e, também, a interação vibrante entre culturas europeias e africanas na Europa de hoje. 

O objetivo é criar maior consciência e da história pós-colonial da Europa, especialmente entre as gerações mais jovens, combater o racismo e a discriminação, promover o apreço pelo diálogo cultural e divulgar os valores da Cidadania Europeia. Através da produção de narrativas, da expressão criativa e do debate sobre temas sociais, culturais e políticos relevantes, os participantes envolvem-se na construção de um espaço transindividual de memória, imaginação e partilha de conhecimento. 

Narrativas Afro-Europeias é um projeto de media digitais, focado na mediação da memória, na co-criação de conteúdos culturais e na ciência cidadã.

Este é um projeto com apoio do Programa Europa para os Cidadãos (2018-2019) e do ICNOVA (2022-2023).

Coordenação:
Maria Teresa Cruz (docente na NOVA FCSH e investigadora ICNOVA)

 

Equipa

Maria Teresa Cruz (IR)

(Coordenação)

Art Direction
Ana Grave
Maria Teresa Cruz

Madalena Miranda

Inês Morais

Maria Augusta Babo

Marta Lança

Nuno Correia

Teresa Flores

Philipp Teuchmann

Pedro Aires de Oliveira

Cláudia Madeira

Rute Costa

Audiovisual Production
Madalena Miranda
João Meirinhos

Design Project & Webdesign
Ana Grave e Rui Mendes

Digital Development

Lavinci

Bagabaga Studios

Vasco Borges, Manuel Almeida

Communication
Lara Branco
Patrícia Contreiras

Recursos e Atividades

CICLO DE DEBATES

Diálogo Cultural, Educação, Discriminação, Memória Colonial, Afrodescendência ,Língua, Narrativas, Artes com ativistas, politicos, jornalistas, escritores, artistas, professores, estudantes, investigadores

Plataformas

Ligação à sociedade

O projecto Narrativas África-Europeia organizou múltiplas atividades (seminários, workshops, debates, apresentações e o Prémio Melhor História Europeia-Africana) nos países participantes (Portugal, França, Alemanha), com a colaboração de escolas, universidades e associações culturais.

A estas atividades juntaram-se 381 participantes (estudantes, professores, atores culturais, artistas e escritores, jornalistas, políticos e jovens líderes e ativistas da sociedade civil) com um envolvimento muito significativo de jovens europeus de ascendência africana.

Desenvolvimento sustentável

Este projeto contribui para alcançar 3 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Ref: Project: 589356-CITIZ-1-2017-1-PT-CITIZ-REMEM) 

European Education and Culture Executive Agency – Europe For Citizens (2018-2018) ICNOVA (2021-2022)