Segunda edição reconheceu projetos em cinco categorias. O prémio respeitante a Soluções para a Sustentabilidade nos Media não foi atribuído.

ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Bantumen, Mensagem de Lisboa, Público e StreamofBooks foram os vencedores dos Prémios INN 2024, Prémios de Inovação nos Media concedidos anualmente pelo Obi.media – Observatório de Inovação nos Media, estrutura da Universidade NOVA de Lisboa – NOVA FCSH.

Neste ano, os Prémios INN 2024 reconheceram trabalhos e projetos em cinco categorias: Narrativas Jornalísticas Inovadoras, Produtos e Projetos Jornalísticos, Envolvimento e/ou Capacitação dos Públicos, Equidade, Inclusão e Acessibilidade, e Uso dos Media Digitais em Contextos Artísticos, Culturais e Criativos.

O júri, constituído por @antoniogranado, @dora.santos.silva, Miguel Crespo, @rijpm e @verapenedamaast, decidiu não atribuir prémio na categoria Soluções para a Sustentabilidade dos Media e restante SCC, pelo número diminuto de candidatos e respetiva qualidade. “Isto diz-nos que, na verdade, o financiamento dos media e do restante setor cultural e criativo, continua a ser o grande desafio desta área e não existem soluções, mesmo a um nível micro, que consigam ser escaláveis ou ter real impacto”, justificou Dora Santos-Silva, coordenadora do Obi.media e membro do júri.

Vencedores dos Prémios INN 2024 por categoria:

Narrativas Jornalísticas Inovadoras: Portugueses ciganos – uma história com cinco séculos, da autoria de Ana Cristina Pereira (texto), José Alves e Francisco Lopes (infografia), jornalistas do @publico.pt

Produtos e Projetos Jornalísticos: Projeto Narrativas, da autoria de @mensagem.lisboa

Envolvimento e/ou Capacitação dos Públicos: XQ.EUJOY, co-coordenado pela @aspea_ong

Equidade, Inclusão e Acessibilidade: projeto Bantumen – A Cultura Negra da Lusofonia, @bantu_men

Uso dos Media Digitais em Contextos Artísticos, Culturais e Criativos: StreamofBooks, coordenador por Paperview.net

Parabéns a todos os vencedores!

Texto: Divulgação Obi.Media e NOVA FCSH.