É com enorme pesar que a NOVA FCSH e o ICNOVA comunicam o falecimento de Margarida Medeiros, docente no Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora integrada no grupo Cultura, Mediação e Artes. O seu desaparecimento precoce, aos 66 anos, vítima de cancro, deixa em todos os que com ela privaram um sentimento de perda irreparável.
Margarida Medeiros era uma mente brilhante e uma das vozes mais autorizadas em Portugal nos Estudos Visuais, em particular nas áreas da história e da crítica da Fotografia. Licenciada em Filosofia e doutorada em Ciências da Comunicação, concluiu as suas provas de agregação em 2021. O livro Animismo e Outros Ensaios – sobre fotografia e cinema (Documenta, 2023) é o resultado desse seu último esforço intelectual, refletindo o percurso de uma pensadora com enorme maturidade e capacidade interdisciplinar.
Nas suas próprias palavras: “Neste conjunto de ensaios, procurei temáticas ou conceitos — caminhos, entre muitos outros possíveis — que me parecem atravessar as ontologias respetivas da fotografia e do cinema, bem como o cruzamento entre ambos. Não tanto no sentido de arrumar os conceitos em colunas paralelas ou relativas a cada meio e que se sobreporiam no final, mas pensando-os como oscilando de um lado para o outro, como ondas verticais, que se chocam e se sobrepõem frequentemente.”
Na NOVA FCSH, o seu contributo académico foi inestimável, e marcou gerações de alunos na licenciatura e no mestrado em Ciências da Comunicação, bem como no Doutoramento em Estudos Artísticos, com eles partilhando o amor e o conhecimento pelas imagens, fixas e em movimento. A ela lhe devemos conteúdos curriculares extremamente inovadores e emergentes numa área que ajudou a consolidar na NOVA FCSH, sempre colocando o seu saber académico ao serviço das artes e da reflexão sobre a cultura contemporânea.
Foi crítica de Fotografia no jornal Público, autora de numerosos catálogos e curadora de múltiplas exposições. O seu último projeto, infelizmente inacabado, que desenvolvia no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) era um documentário sobre a vida e obra do fotógrafo madeirense João Francisco Camacho.
Margarida Medeiros viveu fascinada pela natureza ambígua da fotografia, que simultaneamente representa o observável de acordo com um dispositivo mecânico, mas convoca a fantasmagoria devido ao seu aspeto de duplo. Nesta sua partida tão dolorosa para os colegas, amigos e estudantes, e para tantos de nós que a admirávamos e beneficiamos da sua companhia, da sua alegria, integridade, inteligência e humor, sabemos que viajará acompanhada também pelos fantasmas e espíritos que habitam a história e todos os seus livros e projetos.
À família mais próxima, o ICNOVA envia as nossas mais sentidas condolências.