Um estudo sobre literacia digital revela que os jovens têm dificuldade em pesquisar e analisar a informação que encontram online.

O estudo faz parte do projeto europeu ySKILLS (Youth Skills) feito ao longo de três anos em seis países: Portugal, Alemanha, Estónia, Finlândia, Itália e Polónia. Em Portugal estiveram envolvidos cerca de 600 adolescentes, alunos de oito escolas de Cascais (cinco públicas e três privadas).

Os dados recolhidos entre 2021 e 2023 mostram que, apesar de os níveis de literacia digital terem evoluído à medida que os alunos foram crescendo, persistem algumas fragilidades. Nomeadamente na pesquisa e na análise de informação. Isso faz com que mais de um quinto (22%) dos jovens tenham admitido que já partilharam nas redes sociais informações que não leram na íntegra e que depois perceberam ser falsa.

Ao jornal Público – que hoje divulga este estudo – a coordenadora do inquérito feito em Portugal Cristina Ponte diz que “os adolescentes têm menos competência na análise, na pesquisa de informação e na navegação”

“Pode parecer estranho, porque faz parte dos currículos da escola trabalhar estas questões. Podemos perguntar o que é que está a falhar aqui” – Cristina Ponte, investigadora do Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA)

Em relação às pesquisas, mais de quatro em dez jovens acreditavam ser verdade que os resultados que aparecem em primeiro lugar nos motores de busca são sempre a melhor fonte de informação. Seis em cada dez não sabem identificar e usar conteúdos com direitos de autor. E 35% revelaram não saber que as empresas pagam aos influenciadores digitais para usarem os seus produtos nos conteúdos que criam.

Veja o artigo na íntegra aqui: https://sicnoticias.pt/pais/2024-03-11-Estudo-conclui-que-um-quinto-dos-jovens-ja-partilhou-informacao-falsa-online-2f4114b5