Cristina Ponte participa do programa Sociedade Civil sobre Agressividade na Adolescência, exibido na RTP2. Especialistas debatem um estudo recente que revela que 68% dos adolescentes portugueses foram vítimas de comportamentos agressivos na escola. O porquê da agressividade na adolescência é o tema de conversa do episódio 46, que contou com a participação da investigadora do ICNOVA.
Cristina Ponte, investigadora do ICNOVA e Professora da NOVA FCSH, falou sobre a importância de ouvir também as crianças e os jovens sobre estes assuntos (…):
“Nós fizemos isso no EU Kids Online, fomos ouvir o que as crianças entre os 10 e os 16 anos achavam que eram comportamentos agressivos. E o que eles diziam é que dependia muito do contexto. Isso nos deve fazer pensar, em vez de catalogar de uma maneira simplista, perceber que online, como na vida fora do universo online, nossas reações uns com os outros e a maneira como sentimos, tudo isso depende muito do contexto.”
Além disso, ressaltou a importância do diálogo dos pais com os filhos e de monitorar sua vida no universo online:
“Nós temos aqui características psicológicas individuais da criança que diferem, mas também temos os contextos. O contexto familiar em que há pouca comunicação, diálogo e partilha foi algo que transpareceu nessas respostas desse inquérito. (…) Ninguém começa a ter esse comportamento de um dia para o outro, aqui ressalto a importância dos pais estarem atentos aos sinais de comportamento dos filhos.”
Assista ao episódio completo no Sociedade Civil (RTP2): https://www.rtp.pt/play/p14282/e835093/sociedade-civil
