Datas das 7 sessões: 20/nov, 23/nov, 27/nov, 30/nov, 4/dez, 7/dez, 11/dez. Das 10h às 14h – Local – Sala LEC/LAMCI – Colégio Almada Negreiros/Campus de Campolide – FCSH/UNL
Mediadora: Cristina Benedita – ICNOVA/FCSH
Baseado nos métodos do Instituto Internacional Roy Hart em França, com Cristina Benedita, doutoranda em Comunicação e Artes, investigadora ICNOVA/FCSH, desenvolvendo a tese “O Lugar do Corpo no Processo de Criação em Dança e Teatro”, bolseira da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia – entre 2019 e 2022. Mestre, mesmo Curso e Instituição, com “Memória e Representação (através) do Corpo” (2012).
Estas sessões potencializam a voz na expressão artística em conexões entre corpo, movimento, voz, emoção e música. Este workshop trabalha a conscientização corporal, o canto em grupo e individual, de um modo distinto – com a audição da voz do corpo. Descobrir as várias vozes, dentro do corpo, ao mergulhar no próprio espaço criativo e na profundidade emocional única de cada pessoa, para que se possa trazer esses elementos para a expressão artística e para a vida. Dando voz ao invisível, percebemos e tocamos o impalpável. Os participantes serão convidados a trazer e desenvolver o seu próprio material artístico como parte da progressão do coletivo. Os vários elementos de trabalho a serem explorados serão: consciência corporal e vocal, canto polifónico, interpretação de texto e de música vocal improvisada, presença e performance vocal-corporal.
Inscrições: miroska.souza@gmail.com (Miriam)
Cristina Benedita tem pesquisado e aprofundado o estudo de Voz, Dança e Corpo no Teatro/em Cena, com diversos grupos em variadas partes do mundo. Formada em dança pelo Conservatório de Lisboa, pela ESD do IPL e pelo EDDC/Instituto Superior de Artes de Arnhem.Teatro, Corpo e Performance com João Mota, João Grosso, Águeda Sena, Peter Hulton. Método Lee Strasberg com Marcia Haufrecht e Bruno Schiappa, Portugal, 2014.
Curriculum Vitae:
Estágio Lume Teatro, 2013, Universidade de Campinas – Unicamp, com Renato Ferracini, Jesser de Souza, Ricardo Pucetti, workshops com Ana Cristina Colla, Naomi Silman, Raquel Hirson, 2016, 2017 e 2018 (Fcsh e Lec-Lisboa), 2020 (Campinas/Lume) e em 2021 (online/Lume). Com João Garcia Miguel e Sara Ribeiro – cursos e workshops em 2017 e 2018 – JGM Companhia Teatro – Ifict e Teatro Ibérico.Formada em Canto pelo Conservatório de Lisboa. Frequência de cadeiras de formação musical, classe de conjunto e Côro da ESML do IPL. Inúmeros estágios e cursos de Voz com MªJoão Serrão (Lisboa), Patricia Bardi (Voice Movement Integration, Amesterdão, 2011/13). Taketina com Kula e Sofia Monteiro (2022), jazz com Catarina dos Santos (2018) e Milli Vizcaíno (2020).CircleSinging com Sofia Ribeiro, Tiago Rizumik Grade, Manuel Linhares e Zuza Gonçalves (2022 e 2023). Voz e Corpo com Jorge Parente (2019). CircleSong School 2023 com Bobby McFerrin, apoio GDA – Gestão e Direitos dos Artistas para Formação Internacional.Entoar o Corpo Sensível – Residência Artística dirigida por Carlos Simioni e Stephane Brodt, Iberescena 2021, Palácio Pancas Palha/Estúdios Companhia Olga Roriz. Frequentou Jardins Interiores – educação musical para bebés (2019), Loulé, e seminários do Método Edwin Gordon, Educação Musical na 1ª Infância, Gulbenkian, Projeto GeminArte 2018 e 2017, pela Companhia de Música Teatral /Helena Rodrigues e Paulo M. Rodrigues.Voz na Criação Artística – curso 2022/23, Instituto Internacional Roy Hart, França, com apoio da GDA (formação) e do ICNOVA/FCSH para participação em eventos internacionais.