No dia 5 de julho, às 18h, o Hangar será palco de um evento único que reunirá cinema, cosmologias e a sabedoria dos povos indígenas brasileiros.
O evento contará com a presença de Idjahure Terena e Francy Baniwa, artistas-pesquisadores, ambos mestres pelo programa de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ. Francy Baniwa é considerada a primeira indígena a escrever uma dissertação de antropologia no Brasil e esta, atualmente a desenvolver sua tese de doutoramento no Museu Nacional – UFRJ. Idjahure Terena, além de doutorando em Antropologia na USP, é músico, compositor, tradutor e poeta.
Ambos fazem parte da Expedição Aruak, um grupo de indígenas e antropólogos brasileiros em uma jornada por universidades europeias. O ICNOVA acolheu o grupo em Lisboa, e em parceria com o Hangar, organizou esta sessão especial de filmes inéditos em Portugal.
Filmes em Exibição:
1. ”Bye Bye Amazônia”- Mais novo filme de Neville de Almeida que conta com a participação de Mac Suara Kadiwel, liderança indígena do povo Kadiwel do Mato Grosso do Sul (e pai de Idjahure Terena), como protagonista.
2. “A Menina e o Pote” – Curta-metragem de animação de Valentina Homem, recentemente estreada em Cannes, tem Francy Baniwa como atriz, quem dá a voz principal à protagonista.
Após a sessão haverá uma conversa com os convidados, que será mediada por Bárbara Bergamaschi, investigadora do ICNOVA.
A entrada é livre, porém sujeita a lotação do espaço. Os filmes são legendados em inglês.
**Data:** 5 de julho
**Hora:** 18h
**Local:** Hangar, Lisboa
Organização: Bárbara Bergamaschi (Grupo de Investigação Cultura, Mediação e Artes do ICNOVA), Zoy Anastassakis e Julia Sá Earp (Laboratório de Design em Antropologia LADA-ESDI-UERJ).
A não perder!