‘No Rastro do Lobo’ – Sessão 9 – 27 Setembro – 19h – Hangar
A rocha Nanacatepec é atravessada por uma rede que se estende sem forma definida. Ele se comunica abaixo e acima da terra com seres vivos e mortos. Seus frutos, em forma de rizomas e redes ramificadas de fungos, são criadores e transformadores de tudo o que existe no mundo. Usando múltiplas projeções de filmes e objetos em uma performance cinematográfica de 16mm, os dois artistas criam um redemoinho visual irresistível de tomadas da natureza e jogos de sombras.
Produção: Laboratorio Experimental de Cine (LEC), Crater Lab, Spectral
‘No Rastro do Lobo’ Programa de investigação com curadoria e orientação de Margarida Mendes, investigadora colaboradora do Grupo de Investigação Cultura, Mediação & Artes do ICNOVA.
Evento organizado em colaboração com o ICNOVA
_
A prática artística de Azucena Losana envolve cinema experimental, instalação e performance. Ela recebeu uma bolsa do programa Art Creators National System no México em 2017, e o prêmio e-flux no International Short Film Festival Oberhausen em 2022.
O trabalho cinematográfico de Elena Pardo abrange documentário, animação, instalação e performance ao vivo. Seu projeto expandido de cinema e documentário na web, Underground Pulses, recebeu o apoio do programa Art Creators National System. Ela é cofundadora do Laboratorio Experimental de Cine (LEC), um laboratório administrado por artistas focado em filmes experimentais no México.
‘No Rastro do Lobo’ é um programa de práticas sensoriais e palestras centradas na ecologia decolonial e na justiça restaurativa que explora formatos pedagógicos para debater formas de reparação colectiva, restauração, resiliência e cura. Ao longo de quatro anos, as sessões serão conduzidas por profissionais das artes, das humanidades ambientais e dos estudos pós-coloniais, e abarcam temas como o mutualismo e a reciprocidade, trabalhando para a reparação de relações ancestrais.