Ciclo de debates “A Comunicação dá Trabalho?” | Sessão 3

Em junho, realiza-se mais uma sessão do ciclo de debates online “A Comunicação dá Trabalho? Relações de produção, trabalho e comunicação nas sociedades contemporâneas”, com apoio ICNOVA. Este terceiro debate tem como tema “Académicos e precarizados: o caso dos investigadores doutorados em Portugal” e será no dia 22 de junho 2023, às 14h30.

Mantendo a dinâmica das sessões anteriores, o debate junta um orador e um comentador convidados. Para debater a precarização dos investigadores, a oradora convidada é Ana Ferreira (CICS.NOVA – NOVA FCSH), com comentário de José Luís Garcia (ICS – ULisboa).  A coordenação do ciclo é de José Nuno Matos (ICNOVA).

Link Zoom para assistir ao debate:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91472432886

Sobre os conferencistas convidados

Ana Ferreira é investigadora auxiliar no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), onde desenvolve investigação em sociologia da ciência e sociologia da inovação. O seu trabalho tem por objetivo compreender de que forma as transformações que têm vindo a decorrer ao longo das últimas décadas nas organizações académicas, aproximando-as de modelos empresariais e impulsionando um enraizamento progressivo de uma cultura da performatividade, se traduzem, por um lado, na produção de conhecimento, e por outro, nas trajetórias laborais e nas trajetórias de vida de académicos.

José Luís Garcia é investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Atualmente é diretor da Imprensa de Ciências Sociais e membro do conselho consultivo do Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança. Integrou a direção da Society for Philosophy and Technology (2017-2020). Em 2018 foi galardoado com o prémio científico da Universidade de Lisboa em Ciências Sociais. Publicou, entre outras obras, Mário Domingues: A Afirmação Negra e a Questão Colonial – Textos, 1919-1928 (Tinta-da-china, 2022), O Choque Tecno-liberal, os Media e o Jornalismo (Almedina, 2020), Lições de Sociologia Clássica (Edições 70, 2019), Media and Portuguese Empire (Palgrave Macmillan, 2017), Salazar, o Estado Novo e os Media, (Almedina, 2017), Pierre Musso and the Network Society: From Saint-Simonianism to the Internet (Springer, 2016) e Jacques Ellul and the Technological Society in 21st Century (Springer, 2013).