O encontro, co-organizado pelo ICNOVA e pelo CECOMP, ULisboa, destaca papel das mulheres no cinema durante e após o 25 de Abril em Portugal
O evento “Herdeiras de Abril” que decorre no dia 22 de abril, às 14h30, no Anfiteatro CAN 219 do Colégio Almada Negreiros, promove um encontro com as renomadas realizadoras Manuela Serra, Pocas Pascoal e Raquel Freire numa conversa com as professoras e investigadoras Guiomar Ramos (ECO-UFRJ), Filipa Rosário (CECOMP, ULisboa) e Teresa Mendes Flores (ICNOVA).
Neste evento o público terá a oportunidade de ouvir em primeira mão as experiências e perspetivas destas realizadoras sobre fazer cinema em Portugal durante e após a Revolução de 25 de Abril. A conversa marca os 50 anos da Revolução dos Cravos, dando voz às mulheres que testemunharam e contribuíram para memória deste acontecimento histórico.
Este encontro é um desdobramento do projeto de documentário “Documentaristas em Portugal”, coordenado e dirigido pela professora Guiomar Ramos (ECO-UFRJ) desenvolvido no âmbito de seu pós-doutorado na Faculdade de Belas Artes (ULisboa), em colaboração com a professora e realizadora Susana de Sousa Dias. Na conversa Ramos irá também apresentar este projeto de documentário – que encontra-se em fase de produção e montagem – no qual entrevistou 13 realizadoras e documentaristas portuguesas em atividade. O projeto tem como objetivo enriquecer a historiografia do cinema português, destacando o papel fundamental – e por muitas vezes esquecido – das mulheres na indústria cinematográfica.
O evento é gratuito, aberto ao público e sujeito à lotação do espaço, com capacidade para 70 pessoas.
Convidamos a comunidade académica e o público em geral a participar e ouvir as histórias e perspectivas únicas dessas “Herdeiras de Abril”.
O evento é organizado por Filipa Rosário (CEComp) e co-organizado por Bárbara Bergamaschi (ICNOVA), numa parceira entre os Grupos de Investigação: Cultura, Mediação & Artes (CM&A – ICNOVA) e Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos (CITCOM – CEComp).