Quatro investigadores integrados do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), quatro jornalistas de investigação e um advogado especializado em direito dos media vão lançar o primeiro consórcio de jornalistas de investigação portugueses. O lançamento da iniciativa está agendado para o próximo dia 16 de novembro, às 18h30, no Auditório B1 da NOVA FCSH (campus Av. de Berna). A entrada é livre.

A cerimónia contará com a presença do Presidente da Associação de Jornalistas de Investigação Espanhóis, António Rubio.

Os fundadores (Carla Baptista, Cláudia Marques Santos, Dora Santos-Silva, Filipe Teles, Marisa Torres da Silva, Paulo Pena, Pedro Coelho, Ricardo Cabral Fernandes e Ricardo Correia Afonso) constituíram uma Associação, cuja sede é no ICNOVA.

Na cerimónia de lançamento será exibida a primeira investigação do consórcio sendo esta o primeiro episódio de duas grandes reportagens a emitir na SIC. O trabalho será publicado, igualmente, no jornal digital Setenta e Quatro, no Público, no Expresso e na revista Visão.

O primeiro Consórcio de Jornalistas de Investigação tem como objetivo principal a salvaguarda do jornalismo de investigação, garantindo escala para as diversas investigações e promovendo pontes com a academia. Nesse sentido, o Consórcio terá especiais preocupações no reforço da discussão crítica em rede. Cada um dos trabalhos em curso envolverá professores, alunos de jornalismo e jornalistas e gerará produção jornalística e académica.