Raquel Madeira, investigadora do ICNOVA e antiga aluna do Mestrado em Artes Cénicas da NOVA FCSH, teve a sua dissertação de mestrado distinguida com o Prémio Estudar a Dança, atribuído pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD). O trabalho, intitulado“Dança e Internet – Conectividade e Participação na Criação Coreográfica”, foi defendido na NOVA FCSH em 2019 , com a qualificação de Excelente, visa o impacto da internet na dança teatral contemporânea.
“Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação”, este estudo, nas palavras da Madeira, reflete sobre “como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte”, afirma.
O Prémio Estudar a Dança, que celebra o valioso espólio do MNTD, destina-se a galardoar trabalhos académicos de excecional qualidade que contribuam para o conhecimento desta Arte, estimulando o desenvolvimento de uma área disciplinar que tem sido pouco cultivada no nosso país.
O galardão, no valor pecuniário de três mil euros, é uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), através do MNTD e com o patrocínio da Fundação Millennium bcp.
A cerimónia formal de entrega do Prémio Estudar a Dança à investigadora Raquel Madeira decorrerá este ano, em data a anunciar oportunamente.