Publicidade (Re)imaginada: Desafios, Transformações e Perspetivas
Com as gigantescas mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, fruto da globalização, da melhoria generalizada das condições de vida, do maior acesso aos produtos e, fundamentalmente, do aparecimento, crescimento e disseminação sem precedentes das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), também a comunicação de marketing, ou comunicação comercial, espelho da realidade social onde se insere, mudou radicalmente. Novos formatos, novas temáticas, novas narrativas, novos meios, novas causas, são a nova realidade publicitária mundial. Este é o ponto de partida para a 1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade que visa abordar as verosimilhanças específicas das várias dinâmicas locais, mas dentro de uma área maior que é o espaço Ibero-Americano.
CHAMADAS DE TRABALHO
Aceitam-se contributos nacionais e internacionais, não exclusivamente, mas com foco nas seguintes 6 grandes áreas temáticas:
- Publicidade, Criatividade e Estética: criatividade, inovação, branding, storytelling, experiências imersivas e estética publicitária.
- Publicidade, Cultura e Identidade: representações sociais, estereótipos, femvertising, género, inclusão e diversidade social e cultural.
- História e Epistemologia da Publicidade: literacia publicitária, publicidade expandida, evolução da prática publicitária e perspetivas teóricas.
- Publicidade e Ética: consumo consciente, responsabilidade social e sustentabilidade, green washing, rainbow washing, e outros “washings”.
- Publicidade, Sociedade e Política: propaganda, publicidade ativista, propósito de marca, posicionamento social, ativismo corporativo e comunicação pública.
- Publicidade e Transformação Digital: Crossmedia, transmedia, inteligência artificial, big data,medias sociais e novas plataformas comunicativas.
Um conjunto de trabalhos, selecionados pela Comissão Científica da Conferência, serão publicados numa edição especial da Revista Signos do Consumo, no início de 2026.
CALENDARIZAÇÃO
Chamada de artigos: 14/Março/2025
Data-limite para a submissão dos artigos: 15/Junho/2025
Notificação dos autores: 20/Julho/2025
Early Bird para a Inscrição: 29/Agosto/2025
Data-limite para a Inscrição: 26/Setembro/2025
Data da Conferência: 6/Outubro/2025
Data-limite para entrega dos textos para Publicação: a definir
INSCRIÇÃO
ATÉ 29/AGO
Participantes Doutorados com Comunicação: 50€
Participantes Doutorandos e Mestrandos com Comunicação: 30€
Estudantes de licenciatura com certificado: 15€
Participantes sem Comunicação: Gratuito
Membros ICNOVA, LIACOM e Comissões : Gratuito
CONTACTO E MAIS INFORMAÇÕES:
SITE OFICIAL: https://confpub25.fcsh.unl.pt
EMAIL: conferenciapublicidade25@gmail.com

Comissão organizadora
Gestão operacional
Alexandre Duarte (ICNOVA)
Alexandra Leandro (ESEC)
Carla Medeiros (LIACOM)
Ivone Ferreira (ICNOVA)
Comunicação e Merchandising:
Alexandre Duarte (ICNOVA)
Gabriela Lima (CECS)
João Barros (LIACOM)
Paulo Silva (ESEV)
Inscrições, Acreditação e Publicações:
Ivone Ferreira (ICNOVA)
Ana Cristina Antunes (LIACOM)
Adriana Fogel (U Porto)
Hadassa Oliveira (ISCTE)
Espaço, logística, Patrocínios:
Nuno Brito (ICNOVA)
Sandra Miranda (LIACOM)
Bianca Toniolo (LabCOM)
Cristina Santos (CICANT)
Apoio à Comissão Organizadora:
Patrícia Contreiras (ICNOVA NOVA FCSH)
Conceito Gráfico/Design:
Ivo Pinto Duarte (Breda University of Applied Sciences)