NOVA FCSH celebra a 5.ª edição do Mês da Ciência Aberta

Para assinalar a Semana Internacional do Acesso Aberto, este ano sob o tema “Mais Comunidade, Menos Comercialização”, o Grupo de Trabalho para a Ciência Aberta da NOVA FCSH preparou um conjunto de atividades abertas a toda a comunidade académica.

Entre os dias 3 e 29 de outubro, estão programadas três sessões informativas, um workshop e uma mesa-redonda. Adicionalmente, será lançada a terceira edição da campanha “Ciência Aberta para Todos #CApT”, que ao longo do mês divulgará temas relevantes sobre Ciência Aberta nas redes sociais da NOVA FCSH e nas diversas plataformas das Unidades de Investigação.

O programa inicia-se a 3 de outubro, às 10h30, com uma sessão informativa via Zoom sobre “Os Requisitos de Ciência Aberta em Investigação Financiada. Os exemplos da FCT e Horizonte Europa”, conduzido por Bernardo Hourmat, coordenador do Núcleo de Gestão de Candidaturas (DAI), NOVA FCSH.

No dia 9 de outubro, às 10h00, em modalidade online, Bruno Almeida, do Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação, abordará a sessão Gestão de Dados de Investigação e Princípios FAIR“, destacando a importância da valorização da produção científica e incentivando o acesso e reutilização dos dados, assim como a reprodutibilidade da investigação.

A sessão seguinte, intitulada “Publicação em Acesso Aberto: Boas práticas”, terá lugar no dia 16 de outubro, às 14h30, via Zoom. Ana Inácio, da Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH, irá discutir as implicações da Ciência Aberta no mercado editorial.

A mesa-redonda, a decorrer no dia 22 de outubro intitulada “A Ciência Cidadã ao serviço da Investigação – Exemplos e Boas Práticas “, de cariz presencial, marca o dia da Investigação e Inovação da NOVA. Damos voz um conjunto de investigadores envolvidos em projetos de Ciência Cidadã.  Terá lugar, às 14h30 no Colégio Almada Negreiros – Auditório A224, e conta com a presença de Maria Eduarda Carvalho, CESEM-NOVA FCSH (Projeto SingingWomb); Sónia Ferreira, CRIA-NOVA FCSH, (Projeto #ECOS), Cristina Cruz, FCUL (Projeto EchoSoil); Cristina Luís, FCUL (Projeto MORE4Nature) e Inês Rosário, FCUL ( Projeto Biodiversity4All).

A última sessão será realizada no dia 29 de outubro, às 14h30, via Zoom, e será dedicada à “Disseminação da produção científica da FCSH: Fluxo de trabalho recomendado”.  Cátia Carvalho, Chefe de Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH, conduzirá este workshop, que se centrará nas funcionalidades do sistema PURE, especialmente no que toca ao registo e depósito de publicações e ao cumprimento das políticas de Acesso Aberto.

A inscrição e participação nas sessões é gratuita e aberta a toda a comunidade, podendo ser feita através dos links acima assinalados.

Consulte o programa completo aqui.

Saiba mais: https://www.fcsh.unl.pt/nova-fcsh-celebra-5a-edicao-do-mes-da-ciencia-aberta/