O livro Media, Populism and Corruption, da Coleção ICNOVA, acaba de ser publicado. A publicação (ENG, formato online) é organizada pelas investigadoras Isabel Ferin Cunha, Liziane Guazina, Ana Cabrera e Carla Martins.
Disponível em acesso aberto em: https://doi.org/10.34619/pxe6-rjvn
A publicação surge na sequência do seminário internacional “Media, Populism and Corruption”, organizado pelo ICNOVA em novembro de 2022 e integrado nas atividades do Observatório do Populismo do Século XXI.
Quatro aspetos fundamentais podem ser vistos ao longo do livro, guiando a organização do mesmo: a discussão teórico-conceptual sobre a relação entre Media e Populismo; a análise da centralidade de atores políticos populistas: a cumplicidade entre corporações/proprietários/operadores e os profissionais dos media com a expansão do populismo; e a relação entre o populismo e questões de identidade de género.
Os 11 capítulos de Media, Populism and Corruption, tanto teóricos como empíricos, abordam o fenómeno populista no Brasil, Espanha, Estados Unidos da América e Portugal.