A investigadora do ICNOVA Maria do Carmo Piçarra assegura, com José da Costa Ramos, a curadoria da exposição de fotografia “Augusta Conchiglia – Nos trilhos da frente Leste – imagens da luta de libertação de Angola”, patente no Doc Luanda 2023. O festival de cinema documental vai decorrer de 30 de março a 6 de abril, na capital angolana.
Trata-se de um desdobramento da exposição temporária que a equipa de curadores apresentou há dois anos no Museu do Aljube. A mostra permitiu apresentar imagens do primeiro álbum fotográfico e imagens inéditas de Augusta Conchihlia, que entrou clandestinamente em Angola para reportar a luta de libertação em curso, com o realizador Stefano de Stefani. Ao longo de um percurso de centenas de quilómetros nas zonas libertadas do Moxico e do Cuando-Cubango, Conchiglia tirou milhares de fotografias.
Agora no Doc Luanda 2023, a exposição vai ao encontro de um dos objetivos da organização do festival: promover exposições temáticas paralelas à programação de filmes que promovam o conhecimento e possam ajudar a divulgar a história do cinema.