Emilio Biel: Ponte D. Luis in construction, ca. 1883
Margarida Medeiros, investigadora do ICNOVA e docente do DCC da NOVA FCSH, estará este mês na Universidade de Florença, em Itália, como professora visitante no SAGAS (Dipartimento di Storia, Archeologia, Geografia, Arte, Spettacolo) no âmbito do programa “Erasmus +, Mobilidade do Pessoal”.
Entre diversas atividades, Margarida Medeiros vai apresentar uma comunicação a 23 de outubro no Kunsthistorisches Institut in Florenz Max-Planck-Institut intitulada “ The Archiving Impulse: the Quest for the Patrimony in 19th Century Portuguese Archives”.
Medeiros vai falar como o impulso fotográfico para mapear a História e o Património Português levou, na segunda metade do século XIX, a algumas importantes encomendas feitas a grandes fotógrafos amadores como Carlos Relvas e, por outro lado, como liderou as atividades dos arquitetos. como Joaquim Possidónio da Silva, que dirigiu a revista “Revista Pittoresca”, onde procurou mapear e sistematizar os grandes sítios arqueológicos e os edifícios históricos. Nesta apresentação, focará o conflito entre esse impulso arquivístico e as qualidades fragmentárias da fotografia bem como os fotógrafos brincaram com a propriedade metonímica da fotografia, tentando reconstruir toda a imagem a partir dessas imagens fragmentárias.
Aceda à comunicação aqui https://www.khi.fi.it/en/aktuelles/veranstaltungen/2018/10/margarida-medeiros-the-archiving-impulse.php