Cristina Tereza Rebelo, investigadora do ICNOVA, é doravante membro da equipa do projeto EU-CAB “Comparative Analyses of European Identities in Business and Every-Day Behaviour”, que acaba de ganhar financiamento no âmbito de Programa Erasmus+ UE (Parcerias Estratégicas no domínio do ensino superior). Trata-se de um projeto na linha de Investigação das Ciências Sociais e Estudos culturais e tem como parceiros diversas universidades europeias.
Objetivos
O grupo-alvo do projeto UE-CAB são estudantes de todos os países participantes e o seu objetivo geral é promover a compreensão das identidades nacionais e / ou europeias e comportamentos semelhantes ou diferentes nos países participantes. Eles aprenderão a diferenciar observação e julgamento e coleta de dados neutra e clichês. Para atingir esses objetivos gerais, os estudantes participantes realizarão um projeto científico na área de ciências sociais sob a supervisão da equipa profissional/professores. Os alunos serão totalmente treinados na aplicação das ferramentas científicas e dos métodos escolhidos, coletarão dados que analisarão com o apoio da equipa e compartilharão com outros alunos publicando as suas descobertas em acesso aberto.
O objetivo do projeto de pesquisa dos estudantes, é descobrir se e até que ponto o retorno às posições nacionais do Estado na economia e na sociedade em países europeus selecionados, que parece ser mais recente desde a cúpula do movimento de refugiados em 2015, se reflete na identidade e comportamento das pessoas nos estados em questão. O ponto de partida da pesquisa empírica dos estudantes será a França e a Alemanha. No entanto, para alcançar as metas gerais do projeto, o alcance será ampliado para cobrir outros estados membros da UE: Hungria, Finlândia, Polônia, Áustria e Portugal. Todos os estudantes envolvidos serão, portanto, encorajados a trabalhar juntos em equipas pan-europeias e a familiarizarem-se com o trabalho entre si.
Alunos e professores irão simular a cooperação europeia numa base amplificada.
Metodologia
Os estudantes irão coletar dados de autoconceito para medir identidades coletivas. Para medir os comportamentos, irá ser concebido um conjunto de dados qualitativos e quantitativos resultantes da observação estruturada. A equipa de pesquisa participante supervisionará todas as etapas da coleta de dados, análises e deduções das conclusões. Os alunos também irão realizar estudos teóricos no campo económico, político, cultural e psicológico, os quais irão fornecer uma visão adicional e gerar o quadro geral dos resultados empíricos. As equipas dos alunos trabalharão em visitas de estudo conjuntas de uma a duas semanas em uma das universidades parceiras participantes. Haverá pelo menos uma visita de estudo (Programa de Estudos Intensivos) em cada país participante.
Os procedimentos de observação e estruturação científica acima mencionados, serão utilizados para recolher e analisar uma vasta gama de dados resultantes de todos os dias e da vida profissional em vários países da UE. As principais questões serão, por exemplo: são diferentes as identidades coletivas ainda verificáveis empiricamente na Alemanha, França e outros estados participantes ou já é possível atestar uma base europeia comum? Quais os comportamentos diferentes ou semelhantes que podem ser comprovados empiricamente em lidar com conflitos ou tomar decisões? Existe uma correlação entre identidades específicas e integração de grupos estrangeiros?
Atividades/Resultados
Para a coleta de dados, os estudantes participam em meetings, observam o comportamento em situações quotidianas, como num restaurante ou supermercado e tomam notas sistematicamente e com base em métodos científicos. Além disso, terão de motivar a participação das pessoas nas pesquisas que servem como base de dados para descrever e medir as identidades coletivas.
Todos os dados coletados serão publicados em acesso aberto para iniciar um diálogo pan-europeu ainda mais amplo. Um blog científico será criado para promover a comunicação e troca de ideias dos estudantes por toda a Europa.
Os resultados pretendem recolher uma ampla base de dados obtida por métodos cientificamente reconhecidos sobre comportamentos e identidades de cidadãos em diferentes países europeus. Pretende-se uma compreensão mais profunda das atitudes em relação a outros países e à ideia de Europa como um todo. O objetivo não é conduzir uma pesquisa de alto nível por especialistas comprovados – embora isso seja acompanhado por eles – mas estabelecer uma comunidade de acesso aberto na qual os estudantes realizem pesquisas e avaliações de dados utilizando métodos científicos estruturados e orientados por especialistas nas suas respetivas áreas de atuação e pesquisa. Os resultados serão acessíveis a todas as instituições, estruturas e empresas interessadas e relevantes através da instrução em todos os níveis de ensino, organismos políticos e culturais e empresas.
O projeto visa examinar o comportamento em contextos quotidianos e de negócios e é também inovador na forma como os dados serão coletados pelos alunos em equipas internacionais mistas.
A noção de identidade é cientificamente comum apenas no campo da filosofia, mas nunca foi examinada usando métodos empíricos de pesquisa social. O projeto UE-CAB será a primeira coleção de dados nesse campo e em escala internacional.