Para o ICNOVA, 2022 foi ano de reforço de posicionamento e de concretização de uma agenda estratégica ambiciosa. A todos os investigadores, doutorandos e equipa de gestão: muito obrigada por este ano extraordinário!

Mais investigadores e publicações, conclusão de projetos científicos e início de outros, participação em eventos internacionais e lançamento de iniciativas com impacto fora da academia fazem parte de um ano repleto de atividades. Estas ações permitiram aprofundar a investigação em ciências da comunicação de elevado impacto, criando ligações e parcerias sólidas com ensino e sociedade.

Destacamos, no balanço do ano, a organização do XII Congresso da SOPCOM, Comunicação e Disrupção.

 Já o encerramento bem-sucedido de diversos projetos emblemáticos do ICNOVA foi uma oportunidade única para apresentar resultados e promover a reflexão entre pares e stakeholders em temas distintos:  da história do jornalismo em Portugal (FCT) até à análise das  redes de participação política no Facebook em Portugal (FCT), do olhar europeu sobre Desinformação e Fact-Checking (Erasmus+) à dimensão do género nas pandemias de ódio (FCT). Juntemos iniciativas como o LisboaPAI – Presence, Absence, Invisibility, encontro internacional que deu palco à discussão criativa sobre estes três conceitos centrais na performance. Ou ainda o seminário “Media, Populismo e Corrupção“, integrado no Observatório do Populismo. 

Ao longo do ano, a série de conversas Data & Us expandiu a reflexão sobre o impacto dos dados e questões relacionadas com algoritmos, vigilância, monitorização e supervisão.

A terminar 2022, a exposição “O impulso fotográfico: (Des)arrumar o arquivo colonial” leva ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a partir de dia 21 de dezembro, o trabalho multidisciplinar do projeto Photo Impulse (FCT). Em julho, os resultados finais do projeto foram apresentados na conferência internacional Counter-Image.

Um ano, seis livros

Do evento para a palavra escrita, olhar para 2022 é também mergulhar nas análises, reflexões e propostas contidas nos livros e revistas ICNOVA.

Fechamos o ano com uma “biblioteca” reforçada, onde se incluem cinco novos títulos sobre a história do jornalismo e de jornalistas e um novo livro de Comunicação Estratégica, Place Branding.

Do lado das revistas, as edições da Media & Jornalismo (que comemora o 20º aniversário), da Comunicação & Linguagens e da interact continuam a aprofundar e dar montra ao estado da arte em ciências da comunicação.

Preparar 2023

Ainda em 2022, fortalecemos a rede de investigação com a contratação de cinco bolseiros de pós-doutoramento e dois investigadores auxiliares.  Foi também um ano de investimento em laboratórios ICNOVA, com mais equipamentos audiovisuais e multimédia que servem tanto a investigação como a ligação ao ensino.  Um novo site, mais visual e mais aberto à sociedade, será lançado em breve.  

Estes são reforços humanos e materiais imprescindíveis para preparar uma entrada sólida do ICNOVA em 2023.

Depois de um 2022 tão rico, a coordenação do ICNOVA confia em que o próximo ano vá ainda mais longe na nossa agenda científica e de intervenção criativa e social. Porque a Comunicação nas suas múltiplas faces e intervenções importa para sociedades mais democráticas, plurais e inclusivas.” (Cristina Ponte, coordenadora)

O ICNOVA deseja-lhe umas Boas Festas e um Excelente Ano de 2023!