Paulo Nuno Vicente investigador do ICNOVA e coordenador do iNOVA Media Lab, foi entrevistado pela Revista Sábado, no artigo “Discurso de ódio e fact-checking. O que muda no Facebook e Instagram?” da jornalista Sofia Parissi, que aborda as novas políticas de supervisão anunciadas pela Meta.
A notícia destaca as mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, já implementadas nos EUA, incluindo uma controversa revisão do código de conduta que levanta questões sobre liberdade de expressão e discurso de ódio nas plataformas Facebook, Instagram e Threads.
O novo código na prática permite que os comentários de utilizadores de redes sociais defendam limitações no acesso a determinadas profissões com base na orientação sexual, e façam alegações de doença mental ou anormalidade com base no género ou orientação sexual.
Segundo Paulo Nuno Vicente, estas mudanças podem ter implicações profundas:
“É culturalmente e socialmente perturbador assistirmos a este tipo de desresponsabilização sobre o tomar partido acerca do discurso de ódio. (…) Este ambiente de desresponsabilização irá facilitar também a disseminação deste discurso de ódio por contas e agentes de inteligência artificial.”
O investigador também levanta questões sobre o timing da Meta às vésperas da posse do candidato eleito à presidência, Donald Trump:
“Porquê agora? Porque provavelmente não havia um ambiente de favorecimento político a este tipo de iniciativas.”
Leia a entrevista completa na Revista Sábado aqui: https://www.sabado.pt/vida/detalhe/discurso-de-odio-e-fact-checking-o-que-muda-no-facebook-e-instagram