Chamada para contribuições INTERACT Nº40
Open Call INTERACT Nº40 – Até 5 de Dezembro de 2024 – Organização: João Pedro Soares e Fábio Silva
Regeneração: Arte, Ecologia e Pós-Colonialismo
Para a próxima edição da Revista INTERACT – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, apresentamos como tema Regeneração: Arte, Ecologia e Pós-Colonialismo. Face aos crescentes problemas apresentados pela actual situação geopolítica mundial, que cimenta o imperativo capitalista na base da exploração desmedida de recursos naturais, à custa de extremas diferenças sociais, territoriais e económicas, este editorial procurará convocar um questionamento que surja da crítica e da prática artística, para reflectir sobre os binómios natureza/cultura, e humano/mais-que-humano.
Conscientes do actual novo regime climático, onde o activismo ambiental reage ao negacionismo, bem como diante das crescentes invetivas dos extremismos políticos, que auspiciam uma validação de retrógradas descriminações raciais, e que perpetuam regimes herdeiros do espírito colonialista; caberá a este editorial fomentar uma reflexão crítica sobre o papel da arte enquanto mediadora essencial para a construção de comunidades sustentáveis.
Neste sentido, este número da Interact pretende suscitar um questionamento sobre a actual crise climática e política. Debruçar-se-á sobre questões ecológicas, de ética ambiental e ecocrítica, como também por questões pós-coloniais que têm estado em estreito diálogo com a ecologia. Por conseguinte, nomeamos algumas sugestões de reflexão: abordagens sobre questões ecológicas, pós-coloniais ou ambas, diferentes géneros cinematográficos (slow cinema, climate fiction, aceleracionismo, eco-horror, etc), ética ambiental e ecofeminismo. Queer ecology, ideias de extinção e conservação, de relações entre escravatura e ecossistemas, reflexões sobre conceitos como plantationoceno, capitaloceno, e decrescimento económico, novas mundividências e perspectivas (por exemplo os contributos do cinema indígena), são alguns potenciais exemplos a investigar.
Deste modo, e tendo presente os efeitos dos danos ambientais e sociais actuais, fortemente contestados pelos campos de estudos ecocríticos e pós-coloniais, perspectiva-se, através dos contributos recolhidos nesta chamada, contemplar formas de regeneração futuras, que surjam enquanto alternativas para a desigualdade e violência climática, social e racial que hoje atravessamos.
Convocamos assim à participação nas diferentes secções da revista — Ensaio, Interfaces, Laboratório ou Entrevista — através da submissão de propostas que podem assumir o formato de texto, imagem, som ou vídeo (até ao limite de 10 minutos) ou outros dispositivos imagéticos e discursivos que se adequem ao modelo desta revista nativamente online. Incentiva-se o uso das capacidades de conectividade da própria rede através de hiperligações ou outras formas de interatividade.
A submissão de cada proposta deve incluir: título, resumo entre 150 e 450 palavras, nota biográfica e indicação da secção em que se enquadra. Para a secção “Laboratório” deverá ser enviado igualmente um excerto do trabalho, ou outros materiais que documentem a proposta. As submissões devem ser realizadas até 5 de Dezembro de 2024 para o e-mail dos editores do número (regeneracaoearte@gmail.com). E, se aceites para publicação, deverá ser entregue na sua versão definitiva até 5 de Fevereiro de 2025.
Cabe aos editores a decisão relativamente à publicação ou rejeição das propostas submetidas, tendo em consideração a articulação da dimensão experimental da revista com o tema proposto.
Saudações cordiais,
João Pedro Soares e Fábio Silva
(contacto: regeneracaoearte@gmail.com)
SECÇÕES
ENSAIO: O ensaio é uma secção-chave do projeto da Interact, que visa contribuir para um fortalecimento da presença do pensamento (em particular do pensamento português) nas redes de informação. Os textos para esta secção devem ter entre 4 a 5 páginas (10000 a 12500 caracteres), com uma utilização reduzida ou moderada de notas de rodapé e itálicos. Desaconselham-se também: bolds, cabeçalhos e diferenciamento de fontes por tamanhos de letra.
INTERFACES: É objetivo desta secção afrontar duas lacunas importantes da atividade contemporânea da crítica no espaço da cultura portuguesa: a presença muito insuficiente da crítica cultural especializada na Internet, aí se incluindo o comentário e a recensão, e a falta de atenção da crítica a temas e objetos provenientes da cibercultura. Têm também aqui lugar artigos de caráter mais curto e mais experimental. Os textos para esta secção devem, também, ter entre 4 a 5 páginas (10000 a 12500 caracteres), privilegiando-se o uso de elementos multimedia e ligações, e desaconselhando-se o recurso a notas de rodapé, bolds, cabeçalhos, diferenciamento de fontes por tamanhos de letra e itálicos.
LABORATÓRIO: Esta secção, concebida como mostra de trabalhos artísticos, é inteiramente livre no que respeita aos meios de expressão a utilizar (escrita, grafismo, vídeo, imagem digital, som, …), aos temas e aos géneros, incentivando-se a experimentação das características próprias das tecnologias digitais. As propostas aqui apresentadas são da inteira responsabilidade dos respetivos autores, embora a sua realização e implementação online possa resultar do trabalho conjunto com a equipa da Interact.
ENTREVISTA: A presença da cultura na Internet ao longo dos últimos anos tem mostrado que a entrevista é um dos géneros mais bem sucedidos na divulgação e no debate de ideias e na expressão do estilo próprio que faz de alguém um autor. Noutros meios, a entrevista é frequentemente uma paródia de si própria pela escrita, uma exibição menor de uma oralidade de improviso (como na rádio ou na televisão) ou um género adulterado pelo rewriting jornalístico. A natureza dos instrumentos de comunicação próprios do online oferece hoje a possibilidade de praticar a entrevista sob formas diversas e extremamente flexíveis, mesmo à distância, permitindo contribuir para a divulgação, junto de um público mais alargado, de autores de qualidade nas áreas contemporâneas do pensamento, da cultura e da arte.
Notas biográficas:
João Pedro Soares (1995, Almada) é investigador e cineasta, atualmente doutorando em Estudos Artísticos na NOVA FCSH em Lisboa, onde desenvolve investigação sobre Ecologia no Documentário Português Contemporâneo. O seu portfólio criativo inclui duas curtas-metragens – “Retrato de um Homem enquanto Ilha” (vencedora do Prémio Novos Talentos Fnac ’21) e “A Incessante Conquista da Escuridão” – ambas exibidas nos principais festivais nacionais. Além do seu trabalho cinematográfico, já recebeu reconhecimento pelos seus contos e poemas, e tem publicado ensaios em revistas académicas com foco em cinema e ecologia.
Fábio Silva (1992, Lisboa) é doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A sua proposta de tese financiada pela FCT procura compreender de que forma os cineastas portugueses relativos ao Estado Novo partiram para Cabo-Verde, tornando o corpo do colonizado num instrumento de propaganda. E, por outro lado, analisar a forma como os realizadores contemporâneos têm, nos últimos 30 anos, trabalhado com as comunidades cabo-verdianas que vivem em Portugal. Além de investigador é também cineasta, tendo realizado obras como Fruto do Vosso Ventre (2021), obra selecionada em vários festivais nacionais e internacionais, que reflete sobre a identidade dos seus pais, ambos caboverdianos.
A imagem do cartaz é da autoria da fotógrafa Matilde Quesada ©.
Saiba mais: https://revistainteract.pt/