O projecto “Affective Noise: Atmospherics of the State / Ruídos afectivos – atmosferas do estado da nação”, em parceria com o Prof Martin Welton (Queen Mary University of London), foi contemplado no concurso BRF-Parsuk/FCT em 1º lugar ex aequo.

Sobre o que é o projecto?

Em inglês, o ‘estado da nação’ refere-se tanto à ordem política quanto aos afetos nacionais coletivos. Na cultura inglesa, a ‘peça do estado da nação’ regista esteticamente essas preocupações. Estar num estado refere-se conjuntamente às condições geográficas, emocionais e atmosféricas.

Em Portugal e no Reino Unido, as políticas populistas recentes têm procurado pontos de inflexão através dos quais as ‘guerras culturais’, num sentido mais amplo, podem ser promovidas. Frequentemente, envolvem a amplificação de afetos de raiva ou ódio em relação a grupos sociais marginalizados, como manifestantes climáticos, pessoas trans ou refugiados. O uso da imigração como um tópico fracturante, antes e depois do referendo do Brexit no Reino Unido, e pelo partido Chega nas eleições recentes em Portugal, é sintomático disso.

Esses sentimentos públicos podem ser socialmente percebidos como atmosferas afetivas – o tom particular ou o “feeling” de espaços sociais, eventos ou nações.

Quais os objectivos:

O projecto analisará obras artísticas que:
a) diagnosticam atmosferas populistas e sentimentos públicos afins para fomentar o debate sobre essas influências invisíveis que moldam a nossa existência
b) exploram meios não convencionais para reencenar, enquadrar ou incorporar esses sentimentos.

Porquê é importante:
O projeto busca fornecer ferramentas para aumentar a consciência sobre os condicionamentos afetivos da liberdade e, em particular, sobre o exercício do livre arbítrio numa sociedade democrática.

🔗 Saiba Mais: https://www.parsuk.pt/_files/ugd/c07f29_009a17dd291b42a085e677dffcba351b.pdf

#EstadoDaNação #SentimentosPúblicos #PolíticaPopulista #GuerrasCulturais #EmoçõesSociais #ArteEPolítica #AçãoDemocrática #FCT #afetos #esferapública