PRAZO ALARGADO: 5 de Abril de 2024 (sexta-feira)
Conferência organizada pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto
Politécnico de Lisboa – em parceria com Narrativa, Média e Cognição – como uma
ode à impureza medial e artística. Estamos particularmente interessados em estudos
de caso ou argumentação teórica sobre formas de arte enquanto media e as suas
variadas e abundantes ligações, muito para além das relações dualistas que são
a condição mínima de intermedialidade (ou seja, da inter-relação entre formas de
arte).
Línguas da conferência: inglês e português
Página da conferência: https://intermedialconnections.estc.ipl.pt
Tópicos sugeridos (entre muitos outros possíveis):
- Concepções de media, intermedialidade, cross-media.
- Mediação, remediação, transmediação.
- Hibridismo, fronteiras entre media, miscigenação, fusão.
- Formas de arte como meios qualificados, meios como veículos artísticos.
- Primórdios das práticas interartísticas / intermediais.
- Casos interartísticos ao longo da história.
- Problemática da especificidade medial no seio da intermedialidade.
- Casos de fusão artística.
- Novas linguagens artísticas geradas por combinação de artes.
- Artes expandidas e pós-mediais.
- Adaptação ou expressão narrativa nas artes.
- Ekphrasis audiovisual ou performativa.
- Sensorialidade nas artes e objectos artísticos.
- Espaço e tempo nas artes.
- Movimento e ritmo vs. estatismo nas artes.
- Visualidade vs. performatividade.
- Propriedades artísticas.
- Adesão espectatorial e imersão.
Oradores convidados: - Ágnes Pethő – Sapientia Hungarian University of Transylvania (Roménia)
Autora de Cinema and Intermediality. The Passion for the In-Between (2011).
Editora de Caught In-Between. Intermediality in Contemporary Eastern
European and Russian Cinema (2020), The Cinema of Sensations (2015), Film
in the Post-Media Age (2012), Words and Images on the Screen. Language,
Literature, Moving Pictures (2008). - Chiel Kattenbelt – Utrecht University (Países Baixos)
Co-editor de Mapping Intermediality in Performance (2010), Intermediality in
Theatre and Performance (2006). - Paulo Filipe Monteiro – FCSH, Universidade Nova de Lisboa
Académico e artista multidisciplinar, active nas áreas do cinema, teatro e
escrita. Atualmente é dramaturgista de performances de dança e investiga o
método de Pina Bausch desde que estagiou com ela em Wuppertal em 2020.
Realizou a curta-metragem de screedance Pas de Quoi (2020).
Submissão:
Convidamos à submissão de propostas para uma apresentação oral individual de 20
minutos. Esta conferência é essencialmente presencial. Porém, uma pequena quota
será destinada a comunicações remotas, atribuível a investigadores afiliados em
instituições académicas de fora da Europa.
A proposta deve conter um resumo (no máximo 500 palavras), 5 palavras-chave,
pelo menos 3 referências bibliográficas e uma pequena biografia do/a autor/a (no
máximo 250 palavras). Enviar para Fátima Chinita (chinita.estc@gmail.com).
Taxa de inscrição:
(Inclui pausas para café, um almoço ligeiro e jantar da conferência)
Investigadores: 120 €
Estudantes: 60 €
Apresentações remotas: 80 €
Publicação:
Tencionamos publicar uma selecção de artigos baseados nas comunicações
apresentadas na conferência, sob a forma de um número especial de revista
académica e/ou uma colectânea em contexto internacional. Ambas as línguas da
conferência serão contempladas.