Mais de mil adolescentes de oito escolas do concelho de Cascais responderam, em 2021, 2022 e 2023, a um questionário do projeto europeu ySKILLS, sobre competências digitais. Os resultados foram apresentados a 18 de outubro, no Centro Cultural de Cascais, em duas sessões organizadas em parceria com a autarquia.

A sessão da manhã contou com mais de cem estudantes que responderam às três vagas de questionários. A evolução das suas respostas e a comparação com os resultados de outros países (Alemanha, Estónia, Finlândia, Itália e Polónia) foram apresentadas de forma visual e interativa. Isso proporcionou uma reflexão conjunta sobre como melhorar competências e conhecimentos, mesmo em comunicação e interação, a atividade digital de longe mais praticada.  

A sessão da tarde, dirigida a professores, profissionais que lidam com adolescentes, responsáveis de políticas locais e público em geral, contou com duas mesas-redondas que discutiram os resultados globais apresentados no seu início pela coordenadora do estudo, Cristina Ponte. Ambas as mesas-redondas tiveram a moderação de jovens, que levaram para debate questões identificadas na sessão da manhã e na apresentação global dos resultados.

Um dos resultados mais instigantes foi o facto de, em 2023, quatro em dez estudantes do 9º ao 12º ano ainda considerarem que a primeira informação sobre um assunto que encontram online é sempre a melhor. Rui Marques, de 18 anos, de  A Voz dos Jovens e que tinha respondido a este questionário no Colégio Amor de Deus, comentou ser “um pouco assustador ver esses resultados”, que mostram a necessidade de  “apostar mais na literacia digital e nas competências digitais”. 

Também Chantal Melo, de 16 anos e da Escola Básica e Secundária de Alvide, exprimiu a sua preocupação: “o que mais me surpreendeu é que, apesar de a internet nos trazer mais informação, parece quanto mais informação, mais desinformação.” . 

Sobre os impactos de ter participado neste estudo, a estudante de Alvide considerou-os muito positivos: “Fazer esse estudo foi bastante bom, eu própria refleti bastante sobre o assunto, porque havia lá perguntas em que eu nunca antes tinha pensado, nem sabia o que era uma competência digital e fiquei a conhecer bastante sobre mim mesma. É importante percebermos de que formas podemos ajudar a melhorar as competências digitais e acompanhar a era digital”. 

Um panorama digital comum


Nos quatro grupos de competências perguntadas observou-se em todos um crescimento mas com níveis desiguais. Uma ampla maioria refere saber fazer bem ou muito bem atividades relacionadas com comunicação e interação, tecnológicas e operacionais. Mas menos de metade refere o mesmo para atividades de criação e produção de conteúdos e de navegação e pesquisa de informação.   

Estes resultados são semelhantes aos de outros países do estudo, como destacou João Lopes, jovem líder digital: “pensou-se que Portugal estaria abaixo dos outros países, e na realidade não se verificou tal coisa.”  

Este jovem líder digital, de 16 anos, foi o moderador do terceiro painel do evento, que contou com a participação de Frederico Pinho de Almeida, vereador de Educação da Câmara Municipal de Cascais, Lígia Azevedo, da Direção Geral de Educação, Nicolau Borges, do Plano Nacional de Leitura) e Manuela Jacinto – Diretora do Centro de Formação das Escolas de Cascais (CFECC).   

Em breve estará disponível o relatório português deste estudo. 

Mais informações sobre este tema e outros disponíveis no Site da plataforma CriA.On.

Texto e Fotografias: Bárbara Bergamaschi Novaes (ICNova)

Cristina Ponte e Susana Batista apresentaram os resultados gerais (acima).

Painel do evento com a participação de Frederico Pinho de Almeida, vereador de Educação da Câmara Municipal de Cascais, Lígia Azevedo, da Direção Geral de Educação, Nicolau Borges, do Plano Nacional de Leitura) e Manuela Jacinto – Diretora do Centro de Formação das Escolas de Cascais (CFECC).  

Chantal Melo, da Escola Básica e Secundária de Alvide, em painel com a Professora Rita Rosa, dos Salesianos do Estoril.

Rui Marques, de 18 anos, aluno moderador do painel e participante do questionário pelo Colégio Amor de Deus.