O Fórum RED assinala a divulgação pública de um projeto que envolveu quatro universidades portuguesas na criação de Recursos Educativos Digitais (RED) para as áreas de Ciências Experimentais, Matemática e Português.

Jogos digitais interativos, vídeos, infografias e tutoriais dirigidos ao primeiro ciclo. É isto que promete o Projeto RED (https://redge.dge.mec.pt/ilha/), apresentado oficialmente hoje, dia 29 de abril, na Escola Secundária com 3.º ciclo Sá da Bandeira, em Santarém. O Fórum RED decorre entre as 09h e as 17h30 e pode ser acompanhado em streaming. Com coordenação da Direção Geral da Educação (DGE), a iniciativa, totalmente pública, visa a criação de recursos educativos digitais para o 1º Ciclo do Ensino Básico. A Universidade NOVA de Lisboa foi uma das parceiras do projeto através do ICNOVA, em particular investigadores do iNOVA Media Lab, responsáveis pela criação digital do projeto.

A plataforma criada é “totalmente aberta e não implica registo de utilizador”, explica Paulo Nuno Vicente, coordenador do iNOVA Media Lab, acrescentando que os recursos foram desenhados “da forma mais transmedia e transversal possível”, podendo ser explorados através de um smartphone, tablet desktop ou quadro interativo, o que foi “particularmente desafiante no que diz respeito ao design de interação e interface”.

Paulo Nuno Vicente é um dos oradores do Fórum RED, que conta com a participação especial de Wayne Holmes, da University College of London e colaborador da UNESCO (com tradução simultânea). Os alunos do primeiro ciclo poderão, durante todo o evento, explorar os recursos educativos concebidos para eles.

A iniciativa partiu da Direção-Geral da Educação e reúne quatro instituições públicas do Ensino Superior: a Universidade NOVA de Lisboa (através do ICNOVA/iNOVA Media Lab), a Universidade de Aveiro, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Alinhada com os objetivos da Comissão Europeia (H2020), tem por objetivo melhorar a qualidade e eficiência dos sistemas de educação e formação. O projeto contou com o financiamento do Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional de Capital Humano (POCH) e recebeu um montante global de aproximadamente um  milhão e 300 mil euros.