Estudo insere-se numa das linhas de observação e intervenção do Obi.media – Observatório de Inovação nos Media, lançado nos finais de 2021.

Que práticas de inovação digital estão presentes nos museus portugueses? Foi esta a questão de partida do estudo que culminou no relatório Inovação Digital nos Museus Portugueses – Um Estudo de Plataformas, Formatos e Narrativas Dora Santos Silva, Ana Marta Flores e Maria João Centeno, investigadoras do ICNOVA, analisaram os websites, redes sociais e as páginas do Google Arts & Culture de 17 museus portugueses, r geridos pela Direção-Geral do Património Cultural, durante o mês de outubro de 2021. Porém, “mais do que práticas de inovação, encontrámos obstáculos à inovação”, lê-se no relatório.

Além de apenas cinco websites serem responsive, isto é, adaptáveis a todas as resoluções de ecrã, três museus não dispunham, à data, de um. Os conteúdos presentes ainda não enriquecem uma potencial experiência física com o acervo. Em relação às plataformas sociais, não foi identificada, na maior parte dos casos, uma estratégia editorial visível, e a presença no Google Arts & Culture é caracterizada por um desfasamento entre o que a tecnologia permite e os conteúdos disponibilizados. 

Há, no entanto, um potencial para oferecer mais serviços online e para uma relação com os públicos mais diferenciada. As práticas inovadoras identificadas estão direcionadas sobretudo para a interação com o utilizador e recorrem a narrativas explicativas visuais, imersivas e colaborativas. As investigadoras reforçam que é necessário dotar os profissionais de competências e condições para potenciar a inovação e a criatividade, investir na literacia criativa e alargar as próprias equipas dedicadas a estas áreas.

A pandemia da Covid-19 veio reforçar a importância de olhar para o espaço museológico digital. Num momento em que os museus tiveram de encerrar portas, muitos procuraram soluções inovadoras para levar a arte ao público através de um espaço digital. A observação de práticas de inovação nos museus e noutras indústrias criativas, bem como dos respetivos obstáculos, é uma das linhas de investigação do Obi.media, observatório integrado no ICNOVA.