Enquanto unidade de I&D de excelência, a produção dos investigadores ICNOVA é frequentemente publicada nas mais prestigiadas revistas científicas. Em 2022 mantivemos a tendência, com um portfólio sólido de publicações que prestigiam o Instituto. Recordamos aqui oito artigos ICNOVA que marcaram o ano passado – a ler ou reler.
“Storytelling as Media Literacy and Intercultural Dialogue in Post-Colonial Societies”
de Maria Teresa Cruz e Madalena Miranda, investigadoras integradas ICNOVA
Publicado na revista Media and Communication, vol. 10, este artigo surge no âmbito do projeto African-European Narrativas | Sharing Stories e reflete sobre a oportunidade de uma reapropriação coletiva do passado e dos arquivos culturais, num contexto de narrativas digitais e práticas mediáticas colaborativas – reavaliando memórias, questionando discursos identitários e desvendando a diversidade cultural das sociedades contemporâneas.
Perante o reconhecimento de que é preciso desmitificar a aptidão natural para o digital dos jovens “nativos digitais”, o artigo reforça a necessidade de estratégias e iniciativas de literacia e educação que permitam aproveitar as oportunidades das narrativas digitais e práticas mediáticas colaborativas, fomentando um diálogo intercultural nas sociedades pós-coloniais.
Disponível em acesso aberto: https://doi.org/10.17645/mac.v10i4.5814
“How Far Can Conversational Agents Contribute to IBD Patient Health Care – A Review of the Literature”
de Cláudia Pernencar (investigadora integrada ICNOVA), em coautoria com Inga Saboia e Joana Carmo Dias
Publicada na Frontiers in Public Health, vol. 10, esta é uma revisão da literatura que coloca o foco no potencial da tecnologia de “chatbot” nos cuidados de saúde a pacientes com doença inflamatória intestinal (DII ou, em inglês, IBD) e outras doenças crónicas.
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento desta área tecnológica – sobretudo produtos “chatbot” para DII ou outras doenças crónicas –, o estudo destaca que a maior interação com ferramentas de “chatbot” permite aos pacientes aumentar as práticas de cuidados pessoais Existem ainda, no entanto, desafios e pontos a evoluir nesta resposta tecnológica automatizada, em saúde (qualidade do diálogo, satisfação do utilizador e envolvimento, por exemplo).
Disponível em acesso aberto: http://dx.doi.org/10.3389/fpubh.2022.862432
“Systematic mapping of digital health apps – A methodological proposal based on the World Health Organization classification of interventions”
de Cláudia Pernencar (investigadora integrada ICNOVA), Paulo Aguilar, Inga Saboia, Ivana Barreto, Rebecca Theophilo, Deivith Oliveira e Luiz Odorico Monteiro
Publicado na revista Digital Health, vol. 8, este artigo possibilita uma visão global sobre apps de saúde disponíveis durante a pandemia de Covid-19, permitindo avaliar a forma como estas aplicações deram resposta neste contexto, e de que forma a indústria satisfez as necessidades dos utilizadores.
Esta análise deriva de um processo de benchmarking no âmbito do desenvolvimento de um canal de comunicação entre os profissionais de saúde e famílias de pacientes infetados com o vírus, no estado do Ceará, Brasil. O mapeamento e avaliação das apps disponíveis pode ser também relevante para o desenvolvimento de futuros produtos e infraestruturas digitais no setor da saúde.
Disponível em acesso aberto: https://doi.org/10.1177/20552076221129071
“Suicide, a Topic that Opens a Debate on What Journalism is for: A Study on Portuguese Journalists’ Perceptions”
de Eudora Ribeiro (doutoranda ICNOVA) e António Granado (investigador integrado ICNOVA)
Publicado na revista Journalism Studies, vol. 23, o artigo descreve um estudo pioneiro sobre experiências e perceções dos jornalistas portugueses em relação à cobertura noticiosa do suicídio e conhecimento aprofundado de diretrizes internacionais.
A partir daquela que é a maior amostra de jornalistas inquiridos em relação à cobertura do suicídio (n=491, ou 10% das carteiras profissionais no ativo), o estudo mostra que não há consenso sobre a noticiabilidade do suicídio entre os profissionais portugueses. Além disso, mais de metade dos jornalistas inquiridos (60%) desconhecem as diretrizes internacionais para uma cobertura noticiosa responsável, o que demonstra a necessidade de incluir o tema em programas educativos e/ou de formação profissional.
Disponível em acesso aberto: https://doi.org/10.1080/1461670X.2022.2091642
“Spatial audio and immersive journalism: production, narrative design, and sense of presence”
de Paulo Nuno Vicente (investigador integrado ICNOVA) e Sara Pérez-Seijo
Publicado na revista Profesional De la Información, o artigo apresenta um estudo experimental exploratório sobre o uso de áudio binaural (técnica que simula áudio 3D) para propósitos jornalísticos, a partir de duas peças produzidas pela Antena 1.
Através de técnicas mtas, quantitativas e qualitativas, o estudo permitiu refletir sobre o impacto do jornalismo imersivo – neste caso, através do uso de áudio binaural –, tanto na perspetiva da audiência, como de quem produz a narrativa jornalística. Pela natureza do próprio estudo, este é um artigo que presta um contributo concetual, prático e fenomenológico no conhecimento sobre o jornalismo imersivo.
Disponível em acesso aberto: https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.19
“A bodily mental léxicon: Documenting a choreographer’s method through a multimodal archival resource”
de Carla Fernandes (investigadora integrada ICNOVA) e Francisco Henriques
Publicado na revista Performance Research, este artigo apresenta uma descrição multimodal do conhecimento contido no processo criativo da coreógrafa Sylvia Rijmer, “Body Logic Method”, com o foco no cérebro, corpo e movimento.
O artigo resulta de uma residência artística de três meses no Laboratório BlackBox (ICNOVA), na qual Sylvia Rijmer e três dançarinos profissionais trabalharam juntos na compreensão e ilustração de conceitos e elementos do “Body Logic Method”.
Disponível em https://doi.org/10.1080/13528165.2021.2005951
“Cultural appropriation and destination brands”
de João Freire (investigador integrado ICNOVA) Rosane Gertner e David Gertner
Publicado no GeoJournal of Tourism and Geosites, vol. 40, trata-se de um artigo focado na apropriação cultural em contexto turístico, a partir de um estudo experimental que avalia as perceções de viajantes dos Estados Unidos da América.
O estudo permitiu testar em que medida fornecer informação prévia aos viajantes sobre apropriação cultural pode ter impacto nas suas atitudes em termos de vendas de lembranças locais (souvenirs), performances teatrais e uso de artefactos por pessoas estranhas à comunidade. Os resultados sugerem que o conceito de apropriação cultural ainda é pouco compreendido. Ainda assim, os participantes que tiveram informação prévia sobre este conceito mostraram perceções significativamente distintas, quando comparados com viajantes sem acesso a este contexto.
Disponível em acesso aberto: https://doi.org/10.30892/gtg.40109-805
“Desconstruir notícias e estereótipos: reflexões feministas sobre as instâncias da produção, da circulação e da recepção dos discursos jornalísticos”
de Elizângela Costa de Carvalho Noronha (doutoranda ICNOVA), Letícia Figueiredo Campos e Rafaela Martins de Souza
Publicado na revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico, vol. 28, este artigo parte da desconstrução de notícias para (re)pensar os processos de produção, circulação e receção dos conteúdos noticiosos no que diz respeito à construção das identidades de género e sexualidade.
A pesquisa de carater exploratório utiliza três notícias como objeto de estudo, analisadas pelas lentes da Análise Crítica Feminista do Discurso, assim como as próprias leituras e discussões geradas por esses textos no âmbito de um Think tank realizado no “Colóquio Internacional e Escola de Verão ‘Género, Comunicação e Ativismos’”, na Universidade de Coimbra.
Disponível em acesso aberto: https://doi.org/10.5209/esmp.71268
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