Esta aula especial, aberta ao público geral, à hora de almoço, entre as 12h00 e as 14h00 tem lugar na sala 211, Torre B, NOVA FCSH, no âmbito da nova disciplina de Produção e Programação Cultural da licenciatura de Ciências da Comunicação. Organização: Cláudia Madeira, Professora Associada e vice-coordenadora do Grupo Performance & Cognição do ICNOVA

Vânia Gala apresentará uma aula aberta ao público em geral em torno da sua participação como curadora no projecto Greenhouse, representação Portuguesa na 60ª Bienal de Arte de Veneza.

Título: Jardim Creolo: Terreno de Coreografias da Relação/ Creole Garden: A Plot for Choreographies of Relation.

Sumário: Nesta sessão abordaremos o projecto intitulado Greenhouse e sua relação com o jardim creolo. O projecto Greenhouse (representação Portuguesa na 60ª Bienal de Arte de Veneza) é um projecto transdisciplinar e de diálogo que traz um jardim creolo para dentro de um Palácio e com isto abre-o a vários questionamentos. O jardim creolo foi criado por pessoas escravizadas nas plantações como fonte de nutrição, cura, fonte de recuperação terapeutica, de manutenção e de contacto com várias cosmologias.

Neste sentido o jardim creolo – o projecto Greenhouse – entende-se como uma prática de contraplantação de distribuição mútua oferecendo posicionamentos e coreografias alternativas: “coreografias de relação”, na expressão do poeta filósofo Édouard Glissant. Outro dos aspectos marcantes do Greenhouse é a sua transdisciplinaridade. Trata-se de um jardim que convida várias práticas e as põe em relação, evidenciando o potencial das artes enquanto colaborativas e rejeita o tradicional modelo de autoria única e dos binários habituais teoria/práctica, curador/artista, presente/passado, futuro/presente, não-humano/humano, Natureza/Cultura. Exploraremos as formas como estas várias facetas se expressam no projecto: projecto expositivo, arquivo vivo – Passa Folhas, assembleias.

Bio
Vânia Gala é Directora do programa de Mestrado – MA Expanded Dance Practice – na London Contemporary Dance School. É doutorada pela Universidade de Kingston do Reino Unido. Como coreógrafa colaborou, entre outros, com os artistas britânicos Sonia Boyce (Leão de Ouro da Bienal de Veneza), Harold Hoffeh e a companhia portuguesa de teatro Griot (premiada com o Premio Internazionale Teresa Pomodoro – Itália). As suas intervenções performativas recentes incluem Give & Take (Tate Modern) e Mesa para Práticas de Pernas para o Ar na Fundação Calouste Gulbenkian e no Tramway (Escócia). Comissariados incluem o projecto PanEuropeu Cooling Down Signs apresentado no Dance Week Festival (HR), D.I.D (AT), Front@ Festival (SI), Bakelit (HU). As suas coreografias foram apresentadas em Angola, Portugal, Noruega, Alemanha, Irlanda, França, Reino Unido, Croácia, Hungria, Federação Russa e Áustria. Em 2019 foi premiada como Melhor Coreografia pelo Guia de Teatro (Portugal). Em 2005 foi premiada como Melhor Performance Feminina no Dublin Fringe, fez parte da Aerowaves (Londres) e da Trienal de Luanda. Actualmente é co-curadora com Mónica de Miranda, Sónia Vaz Borges do projecto Greenhouse https://greenhouse2024.com/.