A doutoranda Camilla Lamartine, do ICNOVA, publicou artigo na Revista “Postcolonial Directions in Education” sobre as experiências de imigrantes brasileiros na academia portuguesa.

O estudo aborda os desafios enfrentados por estes investigadores em início de carreira no processo de integração, produção de conhecimento e adaptação cultural em universidades europeias, com foco em países ex-colonizadores.

Com base em entrevistas realizadas com 10 investigadores brasileiros, o artigo analisa o impacto das heranças coloniais na vida académica, bem como a influência de fatores como género, nacionalidade, sexualidade, idade e língua na trajetória profissional.

O artigo também discute a necessidade de descolonizar o ensino superior, integrando perspetivas do Sul Global nos currículos e promovendo maior equidade e diversidade na academia.

A publicação está disponível em inglês, em open acess aqui: https://www.um.edu.mt/library/oar/bitstream/123456789/125022/1/Between_knowledges_and_silences_2024.pdf