Dissertações
e Teses

Produção científica de excelência no âmbito de três doutoramentos e cinco mestrados nos quais o ICNOVA está envolvido.

Tipo de publicação



Ano da publicação








Zona Franca de Manaus: a perceção de imagem nas redes sociais digitais Facebook, Instagram e Twitter em 2022

  • Layana do Amaral Rios
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação / Comunicação Estratégica
A Zona Franca de Manaus é uma política de incentivos fiscais criada em 1967 pelo governo brasileiro com o objetivo de ocupar e integrar a Amazônia Ocidental ao restante do Brasil (…)

Visita Guiada: mediações da cultura numa cultura de mediações

  • João Maria Gomes Bento França Martins
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Imagens de imagens, ecrãs de ecrãs, mosaicos de mosaicos, mediações de mediações, espelhos de espelhos, arquivos de arquivos ou, por outras palavras, um património de património.

Um populista no Planalto? Uma análise de conteúdo da comunicação política do presidente Jair Bolsonaro no Facebook

  • Rubem de Nazareth Matias Filho
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Estudo dos Media e de Jornalismo
O populismo é um fenômeno político que a história já relatou amplamente diversas experiências nacionais, regionais e transnacionais; assim como a ciência política já elaborou extensos e intensos (…)

Tranqueira – Um curta-metragem realizado com o auxílio da ferramenta de sugestão de palavras do smartphone

  • Daniela Schmidt Alves Garcia
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
Hoje em dia, a partir dos avanços em ciência de dados e inteligência artificial, os algoritmos passaram a permear diversos aspectos da vida humana, incluindo a própria cultura, assim como a sétima art

The importance of reputation and legitimacy for financial supervisors

  • Éva Kaponya
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
Financial supervisors, apart from that of a narrow professional audience, are rarely in the spotlight of the general interest of society or that of communication studies.

Teorias da captura – o sujeito, a rede social e o projecto político do ciberespaço

  • Diogo Costa Ferreira
  • 2020
  • Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
A presente dissertação é uma abordagem experimental de inspiração deleuzo-guattariana aos problemas da subjectividade no contexto empírico das chamadas “redes sociais”.

SLAM TRAFARIA – A poesia falada como forma de manifestação

  • Bruno Clemente Mateus
  • 2022
  • Mestrado em Artes Cénicas
Ainda não consta no repositório.

Silêncio – Gestos de resistência. Cooperação e escuta nas criações de John Cage e Steve Paxton

  • Ana Helena Falcão Carneiro Silva Ribeiro
  • 2020
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Comunicação e Artes
Esta tese propõe o estudo de gestos de resistência ligados ao silêncio e à quietude. Cruzando autores e artistas de diferentes ramos do conhecimento, pretende-se mostrar como essas diferentes (…)

Science communication with alma: #WAWUA and the role of animation video in science outreach

  • Maria Gentil Berger Corrêa Mendes
  • 2018
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
With the rise of web 2.0. and the current social media landscape, audiovisual content, and online video in particular, provide a novel and interactive platform for communicating science.

Role-playing as a communication strategy for social change

  • Raquel Maria Mendes Pimpim Pinheiro da Graça
  • 2018
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
The resort to experience in marketing and communication strategies is a growing trend, even in the social sector, and for that reason this work pertains to investigate how does role-play impact (…)

Rethinking the practice of accountability journalism in the digital age. The inception and development of the first Portuguese university-based investigative journalism centre and whistleblowing platform

  • Francesca Giachi
  • 2018
  • Mestrado em Jornalismo
At a time of worrying change, when Western traditional media outlets appear to be engulfed by the collapse of the advertising-based business model and can hardly bear the strain brought about by (…)

Responsabilidade Social Corporativa: Sustentabilidade, Reputação e Gestão dos Stakeholders

  • Luís Eduardo Crespo Eusébio
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
O modelo de desenvolvimento em que se alicerçou o desregrado progresso económico dos últimos 200 anos, pautado por uma obsessiva maximização do lucro, evidencia-se, atualmente, insustentável (…)

Responsabilidade Social Corporativa e Brand Equity

  • Anna Carolina Boechat Chaves Fernandes
  • 2020
  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialização em Comunicação Estratégica
Esta investigação teve como objetivo analisar o impacto da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no Brand Equity (BE), oferecendo um enquadramento sobre ambos os temas mediante a perspetiva (…)

Representações da paternidade contemporânea em blogs do Brasil e de Portugal

  • Cristina Fernandes Hentschke
  • 2018
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
Em um momento em que sociedades caminham para uma divisão mais equilibrada nos papéis do pai e da mãe na criação dos filhos, as novas mídias podem potencializar transformações nas subjetividades (…)

Relatório de Estágio no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Desenvolvimento de um toolkit de avaliação de impacto

  • Afonso Domingues Amaral Pais
  • 2021
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
Este documento, composto por duas partes, decorre do estágio realizado no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), durante o último trimestre de 2020, no âmbito do mestrado em (…)

Reenactments e especulações: o documento, a performatividade do documento e a performance entre acontecimentos espectrais e tempos perturbados. Viagem pela Vida do Esquadrão Zapatista 421 na Europa

  • Lorena Tabares Salamanca
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Comunicação e Artes
Ainda não consta no repositório

Redescobertas – Um regresso a Portugal através da paisagem do Cinema

  • Vasco Nuno Fonseca Dos Santos Delicado Pacheco
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Cinema e Televisão
Ainda não consta no repositório

Rebranding: Como a mudança de logótipo contribui para alteração de imagem da marca – Um estudo de caso a partir de Eye tracking e Semiótica

  • Ana Lucilia Paixão Rodrigues
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
Posicionar uma marca no mercado e na mente dos consumidores requer um trabalho árduo de comunicação e gestão de branding. Mas, mesmo em cenários positivos em que a imagem da marca é favorável (…)

Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º

  • Mariana Costa de Oliveira
  • 2023
  • Mestrado em Novos Média e Práticas Web
Assume-se a perceção generalizada de que a maioria dos jovens que estão na procura ativa de emprego não apresentam qualquer experiência relacionada com a realização de entrevistas de emprego.

Realidade Aumentada e Sensibilização Social

  • Cheila Morais Vieira
  • 2023
  • Mestrado em Novos Media e Práticas Web
O presente trabalho de projeto visa estudar a reação do público à junção de realidade aumentada com mensagens de sensibilização social. Dada a inovação e novidade (…)

Rádio aumentada: proposta de reportagem em realidade aumentada com som binaural

  • Ana Sofia Esteves Barata Paiva
  • 2018
  • Mestrado em Jornalismo
Ao longo de 30 anos, a TSF destacou-se no panorama mediático em Portugal. A “rádio que mudou a rádio” constituiu-se como uma emissora inovadora, não só no estilo como nas rotinas jornalísticas.

Que fotografia? O fotográfico na prática artística contemporânea em Portugal

  • Filippo de Tomasi
  • 2022
  • Estudos Artísticos - Arte e Mediações
A presente investigação analisa as perspetivas teórico-práticas que pertencem ao fotográfico. Este conceito é entendido como as características oriundas da imagem fotográfica, do seu funcionamento(..)

Protest Images, Collective Portraits

  • Maria Madalena Tubal Miranda
  • 2020
  • Doutoramento em Media Digitais, especialidade em Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interactivos
A aparência é uma instância política, uma vez que a representação coletiva é uma possibilidade de emancipação da comunidade, dos “povos” (Didi-Huberman, 2012) e um mecanismo de constituição (…)

Produção e Comunicação no Teatro do Eléctrico: Estreia versus Reposição

  • Ana Maria Pintassilgo Caetano
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Comunicação e Artes
Ainda não consta no repositório

Primeiro entranha-se, depois estranha-se: Habituação e disrupção estética nos media contemporâneos

  • Alice Nabeiro Sanches
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
A história dos media é analisada, frequentemente, como estando associada a um ciclo: a emergência do novo causa estranhamento, e este tende a esbater-se com a neutralização do carácter (..)

Por um cinema de resistência: gênero, sexualidade e subjetividade

  • Juliana Paliologo Prima De Oliveira
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
O cinema enquanto instituição cultural tem um papel importante na conformação do sujeito moderno.

Perspetivas estratégicas para a comunicação empresarial nas redes sociais: complexidade das dinâmicas relacionais entre empresas e consumidores. Estudo de caso: Clubhouse

  • Inês Romão de Pinho Pereira
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
Na conjuntura ainda incerta em que vivemos atualmente, a pandemia Covid-19 veio evidenciar uma dinâmica já presente na nossa sociedade: uma empresa que não esteja no digital, está fora do mercado.

Passados e possíveis: memória e abertura ao desconhecido no trabalho do actor

  • Julia Medina Velloso de Oliveira
  • 2020
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação e Artes
A presente dissertação se debruça sobre a experiência da memória no trabalho do ator a partir das investigações e formulações de Jerzy Grotowski.

Paralympic VR: an immersive experience

  • Caroline Urzêdo Delmazo
  • 2018
  • Mestrado em Novos Média e Práticas Web
Paralympic VR: an immersive experience is based on exploratory research and consists in the production of a 360 video-prototype that aims to give special access to the wheelchair (…)

Pandemia no Brasil: desinformação, ideologias e crenças. Uma análise das perceções sobre desordem informacional durante a pandemia de COVID-19 no Brasil e a relação com a conduta política do presidente Jair Bolsonaro

  • Dayanne Rodrigues
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Estudo dos Media e de Jornalismo
O primeiro ano de pandemia de COVID-19 trouxe mudanças não só na área da saúde, economia e políticas públicas como também na área da Comunicação.

Outro Cinema – Interpelações na Arte Contemporânea em Portugal

  • Sara Castelo Branco
  • 2022
  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cinema e Televisão
Considerando as transformações contemporâneas nas estruturas de produção, distribuição e recepção de imagens, o modo de ver cinema desviou-se do singular para se conceber cada vez mais no plural.

Outra Margem: A escrita como cuidado, caminho e cura no seio da família

  • Rita Isabel dos Reis Garcia Fernandes
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Este trabalho de projecto partiu do desenvolvimento de uma ópera de câmara, intitulada Outra Margem, nascida no seio da European Network of Opera Academies.

Outra Margem: A escrita como cuidado, caminho e cura no seio da família

  • Rita Isabel dos Reis Garcia Fernandes
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Este trabalho de projecto partiu do desenvolvimento de uma ópera de câmara, intitulada Outra Margem, nascida no seio da European Network of Opera Academies.

Os desafios das Relações Públicas no relacionamento com jornalistas e influenciadores

  • Maria Madalena Silvano Africano Portugal
  • 2020
  • Ciências da Comunicação. Comunicação Estratégica
Num ambiente empresarial caracterizado pela elevada competição, no qual as organizações disputam pela atenção dos públicos, a relevância de uma comunicação bem estruturada é cada vez mais (…)

Os atos discursivos dos telejornais da SIC e TVI durante os 45 dias do Estado de Emergência de 2020 em Portugal

  • Gonçalo Nuno Roque de Almeida Taborda
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Média e Jornalismo
Embora as especificidades do jornalismo televisivo durante a pandemia tenham sido alvo de estudo nos últimos dois anos (Freitas et.al., 2021; Ferreira, 2020, Liu & Liu, 2020), continua a ser (…)

Oportunidades para comunicar ciência num centro de investigação em ciências da vida e do ambiente

  • Maria Torka Miranda Castanheira
  • 2021
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
Nos últimos anos, a comunicação de ciência em Portugal tem vindo a registar um considerável crescimento, visível por exemplo nas unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que cada vez (…)

Oportunidades para comunicar ciência num centro de investigação em ciências da vida e do ambiente

  • Maria Torka Miranda Castanheira
  • 2021
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
Nos últimos anos, a comunicação de ciência em Portugal tem vindo a registar um considerável crescimento, visível por exemplo nas unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que cada vez (…)

Observador e Sistema: Contribuições para um pensamento do Metadesign

  • Gonçalo Duarte Menezes Rodrigues Pena
  • 2020
  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
A investigação toma como ponto de partida um observador específico referente ao(s) sistema(s) que integra e à mecânica de controlo do(s) mesmo(s) face ao(s) ambiente(s) que o(s) envolve(m).

O Último Tarahumara

  • Ruben Miguel Faria Ferreira
  • 2021
  • Mestrado em Artes Cénicas
O presente relatório aborda o processo de criação da performance “O Último Tarahumara”, cuja estreia teve lugar no Fórum Grandela em maio de 2021.

O Real Imaginário

  • Francisco Leal Fernandes Barbosa
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação e Artes
A dissertação de mestrado “O Real Imaginário” analisa a relação entre as fases da narrativa do monomito de Campbell utilizando como objeto o filme “Socrate”, realizado por Roberto Rossellini (…)

O paradigma da comunicação estratégica no terceiro sector – o caso prático da Associação Juvenil Rota Jovem

  • Luís Maria Fernandes Sousa de Macedo
  • 2020
  • Mestrado em Novos Media e Práticas Web
A Comunicação no Terceiro Sector não é alheio aos desafios colocados pelos novos media. O recurso a estratégias comunicacionais, através de diversas tácticas e técnicas, tornaram-se cada vez (…)

O papel dos media na representação das mulheres que exercem cargos políticos: a cobertura jornalística da campanha para as Eleições Presidenciais de 2021 na Visão

  • Bárbara Sofia Martins Barbosa
  • 2021
  • Mestrado em Jornalismo
O presente relatório de estágio tem como objetivo perceber o papel dos media na representação de mulheres que exercem cargos políticos, particularmente a cobertura jornalística das candidatas (…)

O papel da ética jornalística na defesa da presunção de inocência – análise de casos mediáticos em Portugal

  • Mariana Maltês de Almeida Nogueira
  • 2020
  • Jornalismo
Nesta dissertação analisaremos de que forma a ética jornalística é determinante na escolha entre Liberdade de Imprensa e Direitos de Personalidade.

O país nas notícias: Estudo sobre a informação de proximidade no Serviço Público de rádio e televisão

  • Patrícia Alexandra Correia Ascensão
  • 2021
  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo
A presente investigação insere-se na área científica das ciências da comunicação, mais concretamente no estudo dos media e do jornalismo no contexto do serviço público de media.

O Museu Calouste Gulbenkian e a comunicação digital

  • André Simões de Almeida Rodrigues Murraças
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Como parte integrante da inscrição na componente não letiva do Mestrado da FCSH em Ciências da Comunicação, Área de Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (…)

O Monstro Humano, O Hibridismo do Corpo

  • Diana Regueira Bastos
  • 2021
  • Comunicação e Artes
Escrevo a partir da experiência do meu corpo partido. Encontro o seu significado através da escrita e é desta forma que tento compreender o corpo no seu todo. Viver num corpo fora da norma (…)

O Mecenato Cultural como Instrumento de Comunicação: o caso Caixa Geral de Depósitos e a Culturgest

  • Cármen Zita Batalha Garcia Monereo
  • 2021
  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Comunicação e Artes
O mecenato à cultura é um dos diversos instrumentos que as empresas têm à sua disposição para comunicar de forma endógena e exógena, por meio do apoio a iniciativas culturais.

O Livro Infantil na Imprensa Escrita Portuguesa. Análise a partir dos jornais ?Público? e ?Jornal de Letras, Artes e Ideias? ao longo de um ano

  • Ana Helena Falcão Carneiro Silva Ribeiro
  • 2020
  • Comunicação e Artes
Esta tese propõe o estudo de gestos de resistência ligados ao silêncio e à quietude. Cruzando autores e artistas de diferentes ramos do conhecimento, pretende-se mostrar como essas diferentes (…)

O jornalismo de saúde televisivo e a população portuguesa com mais de 60 anos

  • Catarina Paula Ribeiro Isaac de Jesus Carvalho
  • 2020
  • Jornalismo
A presente investigação procura analisar a relação da população idosa portuguesa, com 60 ou mais anos, com o jornalismo de saúde televisivo. Para esse efeito, a amostra elegida para estudo foram(…)

O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa

  • Patrícia Isabel Monteiro Caneira
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Estudo dos Media e de Jornalismo
A presente dissertação tem como objetivo avaliar o impacto dos conteúdos pagos no jornalismo impresso, que face a quebras crónicas de investimento publicitário no setor da imprensa, são cada (…)

O impacto da pandemia de Covid-19 na rotina jornalística do Público

  • Gonçalo Ramos Silva
  • 2021
  • Mestrado em Jornalismo
A pandemia de Covid-19 interrompeu o modo de vida que conhecíamos e remeteu meio mundo para o teletrabalho – incluindo os jornalistas.

O impacto da pandemia da COVID-19 nas mulheres jornalistas portuguesas

  • Bruna Alexandra Alves Ferreira
  • 2022
  • Mestrado em Jornalismo
Tendencialmente, as crises são geradoras de um agudizar do fosso de desigualdades sociais, incluindo as desigualdades de género.

O humor como fonte de informação e catalisador para a participação politica – o caso de Isto é Gozar com Quem Trabalha

  • David José Coelho Oliveira
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Estudo dos Media e de Jornalismo
Ainda não consta no repositório

O Festival da Eurovisão e o regulamento (a)político da canção

  • Rita Alexandra Pereira
  • 2018
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
Esta dissertação tem como objectivo perceber de que forma o Grupo de Referência do Festival Eurovisão da Canção delibera relativamente às participações do século XXI que apresentam (…)

O dia do adeus

  • Marco Ubiratan Miranda De Castro Araujo Wladowsky
  • 2023
  • Mestrado em Artes Cénicas
Ainda não consta no repositório

O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo

  • Patrícia Espíndola Black
  • 2020
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
No início dos anos 2000 emergiu dentro do âmbito do cinema de autor o que parcela da crítica francesa denominou como “estética do fluxo” (…)

O Cinema como Produtor e Reprodutor de Críticas Sociais: Estudo de Caso sobre a presença da Angela Davis no LEFFEST 22´ – Lisbon & Sintra Film Festival

  • Beatriz Bibas Vianna de Castro Silva
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Estudo dos Media e de Jornalismo
Ainda não consta no depositório

O cinema brasileiro contemporâneo vinte anos após Central do Brasil – outras perspectivas sobre a representação da tragédia social brasileira

  • Yuri Bobeck
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
O presente trabalho de dissertação, complementando o curso de mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Cinema e Televisão, aborda as diferentes representações que o cinema (…)

O agenciamento redes-ruas nos perfis de Facebook das “Ocupações Secundaristas” do Brasil: Performatividade, subjetividade e comunicação net-ativista

  • Danielle Miranda da Silva
  • 2018
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
O problema de pesquisa que orienta essa tese busca compreender como os movimento net-ativistas que ocupam espaços públicos, nomeadamente em um estudo a partir do movimento das (…)

O “Trabalho sobre si” do actor – performer: cruzamento entre o Teatro e o Ritual na tradição desenvolvida por Jerzy Grotowski na Arte como Veículo

  • Gustavo Antunes Gonçalves
  • 2020
  • Mestrado em Artes Cénicas
A presente dissertação propõe um estudo sobre a noção/prática central na Arte como Veículo de Jerzy Grotowski: o trabalho sobre si.

Novas estéticas da Pólis: a cidade-media

  • Katarina Margarida Pereira do Amaral Dias
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
O objetivo geral desta investigação é aferir se, hoje, podemos falar de uma mediação do sensível, em particular, na cidade.

Net neutrality: o contexto global e o caso português

  • Rita Andreia Pacheco Soares
  • 2021
  • Mestrado em Novos Media e Práticas Web
Em Portugal o ano de 2020 significou uma viragem na utilização da rede de Internet doméstica. Sem a ligação à Internet os utilizadores estariam privados de atividades como o teletrabalho (…)

Narrativas do Inconsciente: A Auto-Análise Enquanto Processo Criativo do Artista Contemporâneo

  • Inês Miguel Freitas Marques Oliveira
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação e Artes
A arte contemporânea vê o processo criativo manifestar-se de forma cada vez mais multifacetada, afastando-se da linearidade e da mecanização, o que resulta numa crescente influência na forma de (…)

Não Só Ciência: planeamento de um festival de Astronomia com outros elementos culturais

  • Carolina Lobão De Jesus Figueira
  • 2019
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
O presente relatório resulta de um estágio de três meses no Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Mulheres, Máquinas e Monstros – o Lugar do Outro na Ficção Científica

  • Ana Carolina Fiuza Fernandes
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
Esta dissertação discute as relações de alteridade presentes na literatura de ficção científica. Isto é feito a partir de dois eixos fundamentais para o género (…)

Mulheres guionistas: uma definição dinâmica da linguagem no feminino no cinema português

  • Ana Sofia Torres Pereira
  • 2020
  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialização em Cinema e Televisão
Como é que o papel da mulher como guionista em Portugal, a partir dos anos 20, tem influenciado a cultura cinematográfica actual?”, esta é a pergunta central base deste doutoramento e investigação.

Mulher e totalidade singular: uma leitura de cartas de Emília C., Sinfonia e Hermenegilda

  • Carolina Ferreira Baptista
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
A presente dissertação propõe uma compreensão da experiência fundada no que esta possui de imperceptível. Numa incursão pelo que se designa por «co-feminil», atestarse-á que a enunciação de uma (…)

MarielleFranco: Estudo da utilização das Hashtags como ferramenta de mobilização no contexto do ciberativismo

  • Weldson Silva Medeiros
  • 2020
  • Novos Media e Práticas Web
Esta dissertação apresenta um estudo de caso sobre o uso da hashtag no contexto ciberativista no Instagram, após o assassinato da vereadora Marielle Franco, a 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

Margem Sul no Jornal Público – representação de um espaço social que não existe no mapa geográfico

  • Raquel Filipa Morais Lourenço
  • 2020
  • Ciências da Comunicação, Estudos dos Media e do Jornalismo
“A margem sul é um deserto (…) não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hotéis nem comércio” (…). (Mário Lino, 23 de maio de 2007, in Público online)

Looking for Richard: realidade, ficção e verdade

  • Ricardo Bittencourt Rodrigues Pereira
  • 2020
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
A dissertação possibilitou a análise do filme “Looking for Richard” do ator e realizador Al Pacino, a partir do impacto gerado pela inserção do contexto da peça teatral “Richard III” (…)

Literacia para notícias em tempos de desordem informacional – Práticas e competências em jovens adultos

  • Ana Francisca Andrade
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
A omnipresença dos media digitais na paisagem mediática contemporânea está a redefinir o papel dos media noticiosos nas sociedades, alterando a forma como o público experiencia as notícias.

Lisboa Digital: Conceção de uma Plataforma Web para Suporte Informativo à Transformação Tecnológica-Digital em Lisboa

  • Pedro Miguel Marques Pereira
  • 2020
  • Mestrado em Novos Media e Práticas Web
“Lisboa Digital” é um projeto académico que explora as práticas de pesquisa, desenho e desenvolvimento de projetos web, enquadradas na área das ciências da comunicação.

Jornalismo online e os comentários dos leitores: interatividade, moderação e deliberação na mídia G1

  • Maria Cristina Rabello Lebre
  • 2020
  • Ciências da Comunicação, Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
O objetivo central deste estudo foi investigar e analisar o conteúdo dos comentários dos leitores do site de notícias G1. O corpus foi feito em dez matérias da seção Policial, observado um (..)

Jornalismo e cultura de proximidade nos media nacionais: os casos do DN, Público e Observador

  • Rafaela Santos Teixeira
  • 2022
  • Mestrado em Jornalismo
Os utilizadores, apesar de poderem estar distantes, passaram a conectar-se entre si, através da Internet, pelas suas características e interesses, mostrando que o conteúdo local continua a ser (…)

Jess Franco: Terror e Erotismo em Portugal

  • Carlos Alberto Carrilho Gomes
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
A obra que o cineasta Jess Franco (Madrid, 1930 – Málaga, 2013) rodou em Portugal, com cerca de quatro dezenas de títulos, entre as décadas de 1960 e 1980, em colaboração com companhias (…)

Inteligência artificial e big data no entretenimento televisivo: aplicação e regulação na União Europeia

  • José Manuel dos Santos Sotero Cordeiro
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
A interseção da Inteligência Artificial (IA) e big data com o entretenimento televisivo tem permitido o surgimento de novas soluções, com benefícios tanto para os consumidores a nível (…)

Instagram: a nova plataforma de comunicação audiovisual entre a marca e o consumidor: um estudo de caso

  • Catarina de Jesus Santos
  • 2020
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
O presente relatório de estágio pretende analisar e explorar as características e vantagens que as redes sociais, em conjunto com o conteúdo de vídeo, trouxeram à comunicação (…)

Influência e caracterização do movimento antivacinação nas redes sociais em Portugal

  • Filipa Saraiva e Silva Rodrigues Branco
  • 2021
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
A resposta à pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 e as vacinas desenvolvidas têm encontrado obstáculos criados pela disseminação de notícias falsas e conspirações propagadas pelo movimento (…)

Influência dos média noticiosos na formação da identidade étnica de jovens de origem leste-asiática em Portugal

  • Kana Hasegawa
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
Nesta dissertação, analisam-se os artigos de opinião na imprensa de Portugal, que referem indivíduos, entidades e comunidades leste-asiáticas e a experiência mediática vivida por jovens de origem(…)

Importância de um plano de comunicação e disseminação coeso para sucesso dos projetos europeus H2020 – Twinning

  • Ana Luisa Rodrigues Gomes
  • 2022
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
É notória, ao longo das últimas décadas, a necessidade de criar interações entre o sector académico e o sector industrial de modo a maximizar o valor socio-económico dos avanços científicos.

IMMERSIVE DOCUMENTARIES AND VISUAL ANTHROPOLOGY: TOWARDS THE USE OF 360° CINEMATIC VR IN PRISON

  • Rosa Rossella Schillaci
  • 2023
  • Tese em Media Digitais, Especialidade de Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos
Não publicado

How Brazilian and Portuguese newsrooms use information visualization in journalism: a qualitative comparative analysis

  • Fernanda Barros Abras
  • 2018
  • Mestrado em Novos Média e Práticas Web
Data journalism is understood as a flow that encompasses at least four stages of data processing – gathering, filtering, analyzing and communicating – with the latter being developed preferably (…)

Hostis ou Hospes? Olhar o Outro na Fotografia Contemporânea

  • Ana Cristina Oliveira e Cruz
  • 2020
  • Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
A presente dissertação propõe uma reflexão aprofundada no âmbito da alteridade, através da qual a instância do outro será pensada e repensada em algumas das suas múltiplas formas e inúmeras relações.

Heatmap: aplicação colaborativa baseada em mapas de calor para partilha da cidade

  • Vinicius Fonseca Dias
  • 2020
  • Mestrado em Novos Media e Práticas Web
O avanço das tecnologias móveis fazem com que estejamos sempre conectados. Temos em nossas mãos smartphones onde podemos partilhar informações em tempo real sobre o clima, o trânsito (…)

FEMININX – Projeto de obra seriada de ficção audiovisual

  • Olívia Pedroso
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
O presente trabalho constitui a memória descritiva do processo de elaboração do projeto da obra audiovisual seriada de ficção Femininx , criada por mim e pela roteirista Marina Certain.

Ética na publicidade sob o ponto de vista dos profissionais portugueses do setor

  • Ana Soraia Santos Mendes
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Comunicação Estratégica
Ainda não consta no repositório

Estudo sobre dois processos de encenação de Natália Luiza (Teatro Meridional)

  • Nuno Miguel Lopes Francisco
  • 2021
  • Mestrado em Artes Cénicas
Ainda não consta no repositório.

Estudo de públicos num museu de ciência: o caso do Museu Nacional de Arqueologia

  • Diogo Alexandre De Almeida Barradas
  • 2022
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
Este relatório de estágio no Museu Nacional de Arqueologia lida fundamentalmente com as problemáticas da análise de públicos.

Estratégias do humor nas publicidades da Control

  • Francisco Lobo De Carvalho Oliveira Santos
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
O humor é um fenómeno extremamente complexo e poderoso. É heterogéneo, uma concatenação de expressões, verbais e não verbais, que denotam uma ampla gama de intenções e reações (Lefcourt, 2001).

Estética e semiótica do fio: O ato de escrever e desenhar no espaço

  • Jordana Moreira Vidal
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação e Artes
A presente pesquisa busca traçar o conceito de estética e semiótica do fio, integrando os seus possíveis comportamentos e significações, a partir de um estudo das obras instalativas da artista (…)

Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera

  • Eliana Raquel Lima Caramalho
  • 2022
  • Mestrado em Artes Cénicas
O presente relatório constitui o resultado do estágio curricular realizado no Teatro do Eléctrico, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, enquadrado na componente não letiva do Mestrado (…)

Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção

  • Joana Sofia Filipe
  • 2021
  • Mestrado de Ciências da Comunicação, variante Cinema e Televisão
Esta dissertação aborda diferentes estratégias cinematográficas de reutilização de imagens-arquivo fotográficas no cinema de não-ficção (…)

Engaging socially-vulnerable communities in science: exploring Science&Art approaches

  • Ana Margarida De Almeida Matias
  • 2019
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
Social inclusion in science is a complex issue. During the past decades, research centres, science centres, museums and other institutions invested in science communication aiming to promote (…)

Employee Advocacy: O Estudo de Caso do Projeto Connectors no BNP Paribas em Portugal

  • Sofia de Melo e Silva Teixeira Mendes
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
Vivemos uma nova era da comunicação interna, especialmente marcada pelo empoderamento dos colaboradores e pelo seu maior envolvimento na organização (Raposo, 2017) (Theaker, 2008)(…)

Educational videos for pre-school children: challenges in the creation and content distribution in digital platforms

  • Gisela Machado Canelhas
  • 2023
  • Tese em Media Digitais, Especialidade de Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos
Digital video streaming platforms such as YouTube allow every agent to upload videos and freely access the available content, representing a democratic and flexible model of audiovisual (…)

E se o Pacman fosse vegano? Newsgames, veganismo e impacto ambiental

  • Isabel Vitória Botelho Patrício
  • 2018
  • Mestrado em Jornalismo
Somemos um mais um. Os newsgames são um tipo particular de trabalho multimédia, cuja narrativa é baseada não em acontecimentos específicos, mas na simulação de um sistema interativo.

Documentário como encontro: o realizador e o outro no cinema de Eduardo Coutinho

  • Leonardo Drews Klück
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
Uma revisão da trajetória do cineasta Eduardo Coutinho, vista como um processo de busca, continuidade e ruptura. Após um início instável, o realizador consolida um estilo documental onde a fala (…)

Do conflito armado à paz : Análise da mídia nos jornais El Tiempo e El Espectador na Colômbia

  • John Edison Ramírez López
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Los medios de comunicación, y para el caso que nos atañe, la prensa escrita, actúa como representadora de modelos sociales y como agente creador de nuevas perspectivas culturales y de expectativas(..)

Dilemas na gestação de substituição: compreender o debate português

  • Dulce Archer Franco Frazão
  • 2020
  • Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
A gestação de substituição é uma técnica de procriação medicamente assistida que pressupõe um acordo através do qual uma mulher gera uma criança no seu ventre com o fim de a entregar a outros.

Digital Methods and Technicity-of-the-Mediums. From Regimes of Functioning to Digital Research

  • Janna Joceli Cavalcanti De Omena
  • 2021
  • Doutoramento em Media Digitais, especialidade em Jornalismo
Digital methods are taken here as a research practice crucially situated in the technological environment that it explores and exploits.

Deuses esquecidos: Entre o outrora e o agora

  • Adriana Antunes Romero
  • 2020
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
Este documento descreve o desenvolvimento do filme “Deuses Esquecidos” e tem por principal cenário os sítios de arte rupestre do Vale do Côa.

Design and Management of Science Enrichment Programmes: connecting scientists with children

  • Joana Maria Bordalo Fernandes
  • 2022
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
Ainda não consta no repositório

Desenvolvimento de uma Estratégia de Suporte à Adoção de Animais

  • Patrícia Palmeiro Marques
  • 2023
  • Mestrado em Novos Média e Práticas Web
Ainda não consta no repositório

Dança e Internet – conectividade e participação na criação coreográfica

  • Raquel Madeira
  • 2019
  • Mestrado em Artes Cénicas
As sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet

Da Operatividade Gráfica: o Diagramático em Três Exemplos da Arte Contemporânea

  • Philipp Valente Soares Teuchmann
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
No contexto dos estudos dos media e da cultura contemporâneas, a ideia de uma diagramática está a ser objecto de renovada atenção. Com alguma frequência, o olhar dirige-se novamente para a (…)

Corpo Santo – um ritual em palco

  • Rita Sofia das Neves Vilhena
  • 2018
  • Mestrado em Artes Cénicas
No trabalho de projecto CORPO SANTO – um ritual em palco, proponho produzir um deslocamento que questione a dança contemporânea teatral num contexto social, podendo assim construir (…)

Comunidade Spotify – Novas Funcionalidades para potencialização da experiência social na plataforma de streaming de música

  • Marina Schmidt Alves Garcia
  • 2022
  • Mestrado em Novos Media e Práticas Web
Ainda não consta no repositório

Comunicando a sustentabilidade: “Sou de Algodão”. Uma campanha voltada para a sustentabilidade do setor algodoeiro brasileiro

  • Palova Souza Brito
  • 2020
  • Ciências da Comunicação. Comunicação Estratégica
Muitas organizações estão alinhando suas estratégias corporativas para incluir ações responsáveis social, ambiental e economicamente: ações de sustentabilidade.

Comunicação estratégia de ciência em saúde: um diagnóstico

  • Ricardo Sílvio Reis Dos Santos
  • 2021
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
A legitimidade da ciência não advém apenas do método, mas também dos lugares onde ela se faz. Hoje, cada vez mais, exige-se às instituições de I&D (…)

Comunicação de cultura no contexto das Alterações Climáticas

  • Matilde Caria Seisdedos Secca de Oliveira
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Ainda não consta no repositório

Comissão Mundial Independente para os Oceanos: Consciencialização participação públicas

  • Joana Martins Ferreira Barosa
  • 2023
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
Ainda não consta no repositório

Cinema Memorial: Representações Cinematográficas de Memórias Coletivas

  • Francisco Esteves Madureira
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
A presente dissertação debruça-se sobre o conceito de Cinema Memorial a partir da análise de três diferentes formas – testemunho, arquivo e reconstrução – de veicular memórias coletivas através (…)

Ciência no TikTok: O uso da plataforma como suporte midiático para divulgação científica

  • Karen Sailer Kletemberg
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação/ Cinema e Televisão
Ainda não consta no repositório

Casa de Partida: O Espetáculo Polissémico

  • Carlos Ivo Saraiva e Silva
  • 2020
  • Comunicação e Artes
Casa de Partida: O Espetáculo Polissémico condensa o relato da construção do espetáculo Casa de Partida, a partir do clássico teatral Casa de Bonecas de Henrik Ibsen (1828-1906 [1879]).

Capazes.pt: Pertinência e eficácia desta plataforma na comunicação com a sociedade civil, sobre o Feminismo, a Igualdade de Género, e a Defesa dos Direitos das Mulheres

  • Ana Teresa Correia e Silva de Oliveira Marques
  • 2018
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
A capazes.pt é uma plataforma online que decorre da constituição de uma associação que iniciou oficialmente a sua atividade em 2014 e que tem por objetivo promover a comunicação (…)

As muitas máscaras do Slasher Movie: Como os medos da sociedade se refletem na evolução do género

  • Rui Fernando Luis
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
Nascido nos anos 70, o slasher movie é um dos subgéneros mais procurados pelos apreciadores de cinema de terror.

As dimensões das relações públicas nas organizações desportivas: a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como estudo de caso

  • Rita Alexandra Ferreira Jorge
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
As organizações desportivas têm um papel cada vez mais preponderante na sociedade a nível global e nacional e as Relações Públicas são, atualmente, uma das técnicas preferenciais para criar (…)

As comunidades temáticas e os discursos em torno da contracepção: análise qualitativa e de big data em ciências sociais

  • Maria Catarina Mateus de Azevedo do Nascimento Teixeira
  • 2022
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
A presente dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado de Comunicação de Ciência, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, é uma proposta de análise(…)

As afecções nas Artes Visuais: Corporificações afetivas para imagens nas obras de Alice dos Reis e Igor Jesus

  • Marta Espiridião de Castro Vasques
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
A presente dissertação ocupa-se das afecções e das suas teorizações enquanto leituras válidas e urgentes de relações entre corpos, centrando-se na imagem em movimento enquanto obra de arte, mas fundam

An Analysis on the Cultural Function of Films from the Perpective of the Commercialization of Chinese Films

  • Zhou Jiayin
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
In 2019, China released his first hard science fiction1 film by Hollywood standards, which is an important step for the exploration of the development of Chinese commercial films.

An analysis of Donald Trump´s strategies in the 2016 elections

  • Vanessa Assunta Masella
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
The micro-blogging platform Twitter, besides serving as a personal content sharing platform, has become an instrumental tool of political propaganda in the last few years.

A telemedicina em Portugal no contexto epidémico de Covid-19: um retrato de teleconsulta sob o ponto de vista dos médicos

  • Mariana Laura Carrasco Rodrigues
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
Em Portugal, a saúde e as tecnologias de informação e comunicação caminham de mãos dadas há mais de duas décadas (Centro Nacional de Telesaúde, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, 2019).

A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces

  • Bruno Leal Piva
  • 2019
  • Mestrado em Artes Cénicas
A inquietação e o interesse sobre este trabalho conduzem à sua denominação “A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces”.

A produção digital feminista: uma análise dos conteúdos e das estratégias de divulgação da revista AzMina nos seus canais de comunicação online.

  • Camila Barros de Albuquerque
  • 2021
  • Novos Média e Práticas Web
Este trabalho estuda a produção de conteúdo feminista na internet, centrado na Revista online AzMina e seus demais perfis nas redes sociais como objeto de estudo.

A paisagem na Fotografia Contemporânea: Através da Camera Obscura de Abelardo Morell

  • Agustina Inés Arán Pellegrino
  • 2020
  • Comunicação e Artes
A presente pesquisa compreende o estudo da representação da paisagem no contexto das artes visuais, com foco na fotografia contemporânea, para observar sua significação e potencialidade (…)

A mídia de um futuro sombrio: um estudo sobre o papel dos veículos de comunicação no imaginário distópico do cinema brasileiro

  • Luisa Moretti Jubilut
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
Esta dissertação busca investigar a presença de meios de comunicação de massa nas distopias do cinema brasileiro contemporâneo. Toda ficção científica distópica toma para si a missão de compor um univ

A memória da obra de Manoel de Oliveira

  • Ariuna Bogdan
  • 2020
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
O presente trabalho pretende sugerir um olhar, ou revisão, da obra do cineasta português Manoel de Oliveira encarado sob o ponto de vista da memória.

A Marcha é Linda: Reflexões e intervenções multimédia na historicização do ativismo LGBTI+ em Lisboa

  • Mariana Ferreira Espada Lopes Guerra
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
A Marcha é Linda é um projeto documental que aborda a Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa com o objetivo de criar um arquivo online e acessível à maior parte das pessoas.

A Imprensa de Proximidade em Portugal: estratégia editorial do papel às redes sociais

  • Cristiana Filipa Neto Alves
  • 2020
  • Jornalismo
Pela missão que assume no desenvolvimento de um território e na difusão de informações de interesse coletivo, a imprensa de proximidade apresenta hoje níveis de leitura e de fidelização dos l(…)

A empatia como um “ritual estratégico” na reportagem de guerra: a perspetiva dos enviados especiais da RTP à Ucrânia

  • João José da Silva Damião
  • 2023
  • Mestrado em Jornalismo
Ainda não consta no repositório

A Dimensão Sociopolítica da Obra de Abi Feijó: Retrospetiva do Cinema de Animação em Portugal

  • Catarina Calvinho Gil
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
A importância de falar sobre cinema de animação, nomeadamente sobre o cinema de animação português, passa, por um lado, pela desmistificação da ideia de que a animação é destinada exclusivamente (…)

A Covid-19 e a satisfação e motivação dos colaboradores: os desafios que a pandemia do novo coronavírus trouxe aos departamentos de comunicação – Estudo de caso da Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International

  • Inês de Amorim Almeida
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
No contexto das Relações Públicas (RP), a Comunicação Interna (CI) é entendida como uma função estratégica das organizações que contribui para o sucesso organizacional, não só ao nível do negócio(…)

A Construção do outro na opinião Pública: Representações Contemporâneas do Brasil e dos Brasileiros na sociedade Portuguesa

  • Ester Amaral de Paula Minga
  • 2020
  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialização em Comunicação e Ciências Sociais
A partir das alterações na conjuntura socioeconómica e no fluxo migratório entre Portugal e Brasil suscitadas pela crise económica de 2008, nomeadamente o aumento do desemprego em Portugal (…)

A construção do gabinete de comunicação do LIP: da estratégia aos resultados

  • Maria Catarina Ferreira Do Espírito Santo
  • 2018
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
A ciência assume hoje a necessidade de uma relação estreita com a sociedade, discute o seu papel na construção social e confronta-se com a necessidade de se fazer compreender (…)

A conceção psicológica das personagens em cinema – O trabalho do ator, do realizador e a influência do espectador na narrativa

  • Bernardo Ventura Nalha Gonçalves
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação. Área de especialização: Cinema e Televisão
Ainda não depositado no RCAAP

A comunicação estratégica na organizações de media: o projeto Extremos da SIC como caso de estudo

  • Ana Beatriz Ferreira Gil
  • 2022
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
Os meios de comunicação social desempenham um papel preponderante na sociedade contemporânea (Baccega, 2013), contribuindo para a estruturação da realidade e influenciando na formação da opinião (…)

A Comunicação estratégica na criação de engagement com os públicos jovens: Estudo de caso da Jovem Cascais

  • Leonor de Abreu Leiria Pelicano Vieira
  • 2023
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
Ainda não consta no repositório

A comunicação de ciência em tempos de COVID-19: estudo de caso do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

  • Rita Maria de Ceia Hasse Ferreira
  • 2022
  • Mestrado em Comunicação de Ciência
A pandemia de covid-19 provocou uma crise sanitária mundial sem precedentes historicamente recentes, com consequências socioeconómicas que ainda hoje, no início de 2022, estão a ser avaliadas.

A cobertura editorial dos refugiados na televisão nacional: O caso da SIC Notícias

  • Helena Cláudia Machado Ribeiro
  • 2020
  • Jornalismo
O presente relatório de estágio tem como objetivo perceber em que circunstâncias editoriais são os refugiados notícia na televisão nacional, em particular na plataforma online da SIC NOTÍCIAS.

A cobertura editorial da cultura no website da RTP Notícias

  • Carla Marisa Barata Nunes
  • 2019
  • Mestrado em Jornalismo
O presente relatório de estágio pretende estudar a estratégia editorial para a cobertura da cultura no website RTP Notícias.

A cobertura da produção científica portuguesa no Jornal Público

  • André Martinho Abreu Nóbrega
  • 2020
  • Comunicação de Ciência
Um dos principais valores-notícia que conferem a um acontecimento a sua noticiabilidade é o critério da proximidade geográfica, o que significa que a atividade científica em Portugal constitui (…)

A Batalha de Carenque: um estudo exploratório do i-Doc hipertextual para comunicação de ciência

  • Alfredo Henrique Rodrigues Mergulhão
  • 2020
  • Mestrado em Novos Media e Práticas Web
Este estudo explora a narrativa interativa, mais especificamente o uso do documentário interativo de modelo hipertextual para a comunicação de conteúdos com temáticas científica e/ou educativa.

A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos

  • Vanessa Costa Da Silveira
  • 2018
  • Mestrado em Artes Cénicas
O presente trabalho pretende verificar a aplicabilidade dos princípios teatrais desejados pelo ator e pensador Antonin Artaud e dos conceitos teorizados por Gilles Deleuze (…)

A apropriação da Inteligência Artificial para criação de Arte

  • Carlota Portugal de Andrade Lucas Libreiro
  • 2023
  • Mestrado em Novos Média e Práticas Web
Ainda não consta no repositório

A abordagem observacional na comunicação institucional audiovisual

  • João Pedro Cardoso Valentim
  • 2021
  • Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão
A comunicação audiovisual praticada por instituições de Ensino Superior em Portugal ainda é uma ferramenta pouco explorada hoje em dia (…)

“Em Junho”: Projecto sobre a Construção de uma Temporalidade no Cinema

  • António Henrique Lima De Andrade Conde Brazão
  • 2019
  • Mestrado em Ciências da Comunicação
O presente texto constitui a memória do projecto prático desenvolvido ao longo do Mestrado em Ciências da Comunicação – especialização em Cinema e Televisão.