Evento decorre em colaboração com o ICNOVA-FCSH (UNL)/ Escola das Artes – UAL / Hangar e com o apoio da Cinemateca Portuguesa e do Archivio Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico (Roma)

Em colaboração com o ICNOVA-FCSH (UNL), a Escola das Artes – UAL e o Hangar, com o apoio do Archivio Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico (Roma), terá lugar em Lisboa, de 9 a 11 de outubro, a conferência internacional “O Nascimento (em Imagens) das Nações Africanas: Média e Descolonizações”. A Cinemateca Portuguesa junta-se ao evento com um ciclo de cinema, coordenado pela investigadora Maria do Carmo Piçarra (ICNOVA).

O ciclo de cinema destaca obras de referência ligadas às lutas anticoloniais africanas, cujas exibições diminuíram ao longo do tempo. Entre os filmes apresentados estão AFRICA NERA, AFRICA ROSSA de Carlo Lizanni, filmado em Angola pós-independência, I DANNATI DELLA TERRA de Valentino Orsini, e RECONSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO, realizado por Flora Gomes. Outros títulos incluem A PROPOSITO DELL’ANGOLA, de Augusta Conchiglia, e DIECI GIORNI CON I GUERRIGLIERI DEL MOZAMBICO LIBERO, testemunhando a solidariedade internacional nas lutas de libertação africanas.

Além do ciclo na Cinemateca, a conferência internacional “O Nascimento (em Imagens) das Nações Africanas: Média e Descolonizações” decorre entre os dias 9 e 10 de outubro na Universidade Nova de Lisboa, e no dia 11 na Escola das Artes da UAL.

Consulte o programa aqui.

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian – Parcerias com África, Escola das Artes – Universidade, Autónoma de Lisboa, Hangar – Centro de Investigação Artística, Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Fondazione Archivio Audiovisivo Del Movimento Operaio E Democratico (AAMOD).

A conferência beneficia de financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, na sequência de candidatura aprovada no âmbito do “Concurso 50 anos das independências dos PALOP – apoio à realização de Conferências ou Seminários”. É também uma parceria com o DocLuanda – Festival Internacional de Cinema Documental.

Programação completa na íntegra aqui.