No artigo de opinião “Tudo pelos «media», pouco pelo jornalismo” a investigadora do ICNOVA alerta para um cenário preocupante no setor.
Segunda Baptista, a situação financeira das empresas de comunicação social continua depressiva e as respostas do mercado são procurar novas áreas de negócio orientadas para as parcerias comerciais e institucionais, bem como para a organização e divulgação de eventos empresariais e corporativos.
A tendência das próximas estações é substituir o jornalismo pela comunicação e os jornalistas pelos comentadores políticos.
A investigadora ainda chama a atenção para a crise da informação que leva as soluções de monetização dominantes e o ciclo político e cívico que vivemos, que convergem para tornar o jornalismo o género minoritário. Os meios de comunicação social estariam sendo usados de forma pouco transparente para fins desconhecidos, longínquos do objectivo de oferecer informação credível.
Leia o artigo na íntegra na edição de setembro de 2024 aqui: https://pt.mondediplo.com/2024/09/tudo-pelos-media-pouco-pelo-jornalismo.html