Artigo publicado na revista Education and Information Technologies (Springer Nature) tem co-autoria de Paulo Nuno Vicente, investigador no ICNOVA e coordenador do iNOVA Media Lab.

Qual a relação entre a confiança dos professores no uso da Inteligência Artificial (IA), o seu conhecimento em IA e o nível das suas competências digitais?

É a essa pergunta que o investigador Paulo Nuno Vicente, em conjunto com os investigadores Margarida LucasYidi ZhangPedro Bem-haja, buscou responder no artigo “𝐓𝐡𝐞 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐩𝐥𝐚𝐲 𝐛𝐞𝐭𝐰𝐞𝐞𝐧 𝐭𝐞𝐚𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬’ 𝐭𝐫𝐮𝐬𝐭 𝐢𝐧 𝐚𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐥𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐞 𝐚𝐧𝐝 𝐝𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐞𝐭𝐞𝐧𝐜𝐞”, que acaba de ser publicado em Acesso Aberto na revista científica Education and Information Technologies (Springer Nature). A revista classificada como Q1 na Scopus.

Alguns destaques do artigo ressaltam que professores com diferentes níveis de competência digital não apresentam diferenças significativas nas suas atitudes em relação à IA. Com base numa amostra de 211 professores do ensino básico e secundário, a confiança em IA é independente da idade, sexo, e experiência de ensino.

Consulte o artigo na íntegra aqui: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-024-12772-2#citeas

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Resumo: Este estudo examina a relação entre a confiança dos professores do ensino básico e secundário em inteligência artificial (TAI), o seu conhecimento sobre IA (KAI) e a sua competência digital (DC). Além disso, analisa a relação entre TAI e idade, sexo, experiência de ensino e níveis da Classificação Internacional Normalizada da Educação (CINE). O estudo utilizou um instrumento abrangente e validado, com uma amostra de 211 professores do ensino primário e secundário. Os resultados mostram que existe uma relação positiva significativa entre as três variáveis e que o KAI é um preditor robusto e substancial da TAI. Na ausência de KAI, a relação significativa entre DC e TAI deixa de existir. Além disso, professores com diferentes níveis de DC não mostram diferenças significativas nas suas atitudes em relação à IA. Os resultados mostram ainda que a TAI é independente da idade, sexo, experiência de ensino e nível CINE nesta amostra de professores. O estudo contribui com informações valiosas sobre a complexa interação entre a TAI dos professores, o seu KAI e a sua DC, proporcionando implicações práticas para políticas, preparação de professores e desenvolvimento profissional no contexto em rápida evolução da integração da IA na educação.

https://doi.org/10.1007/s10639-024-12772-2