Cristina Ponte, coordenadora do ICNOVA, participou hoje no programa “Sociedade Civil” dedicado ao tema “Dependentes dos Ecrãs”, exibido no canal 2 da RTP.
No programa, a Professora realçou que muitos jovens têm optado deliberadamente por não estar nas redes sociais: “Está a aumentar o número de jovens que começam a controlar a forma como estão nas redes sociais, porque sentem que uma presença demasiado forte lhes provoca desconforto e ansiedade.”.
Cristina Ponte apresentou ainda a plataforma @criaon.fcsh , projeto desenvolvido no ICNOVA, que disponibiliza recursos e estudos traduzidos em linguagem acessível para jovens, pais, professores e profissionais da saúde e que abordam a relação dos jovens com o universo digital.
“É importante passar uma ideia de autonomia e pensar como queremos estar num ambiente que nos puxa para que estejamos nele o máximo de tempo possível.” – ressalvou Ponte.
Sobre o programa: O Sociedade Civil é um programa com História que quer fazer cada vez mais parte do dia-a-dia de todos os portugueses. São questões públicas debatidas por gente distinta, temas particulares apresentados de forma clara. Apresentado pelo jornalista Luís Castro, de segunda a sexta-feira, às 14h00, na RTP2 e noutros horários nos canais internacionais.
Sobre o episódio: Utilizamos o telemóvel assim que acordamos e atrasamos a hora de dormir pela mesma razão… As crianças brincam no telemóvel… e a verdade é que os adultos também. Estaremos dependentes dos ecrãs?
O programa pode ser visto no RTP Play: https://www.rtp.pt/play/p12678/sociedade-civil