O seminário aborda um campo de investigações em curso em torno do enlace entre monstruosidades, corpo e criação em dança. Ancorada na práxis artística, em torno de um percurso de criação que engloba diferentes processos composicionais, a pesquisa busca refletir sobre como os monstros podem desestabilizar o processo de criação, a subjetividade e o corpo na dança.
Em diálogo com o campo da psicanálise, cerca-se o monstro como um agente catalizador e/ou desestabilizador de estados corporais que podem ser experimentadas nos processos criativos a partir da noção de estranho/inquietante/infamiliar/incômodo.
Nesse ponto, a proposta visa organizar um procedimento de composição que coloque em contato dança, monstros e o infamiliar, criando um corpo poético que habita, transborda e evidencia afetos do agora.
Bio: Marcos Katu Buiati é Doutorando em Artes Cênicas (Universidade de Brasília), Mestre em Performances Culturais (Universidade Federal de Goiás) e Bacharel em Dança (UNICAMP). É docente efetivo da área de dança do Instituto Federal de Brasília onde lidera o DES~criação – Núcleo de Pesquisa em Dança, atuando nas áreas de criação e prática em dança, educação somática e arte-educação. Atualmente pesquisa processos composicionais que tensionam corpo, monstruosidades e seus desdobramentos em processos de subjetivação e integra o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo – Dramaturgias do Corpo Cênico (UnB/CNPQ).
Este seminário faz parte do seminário permanente do Grupo de Investigação Performance e Cognição do ICNOVA.