CIIC22 / Conferência Final Photo Impulse: Descolonizar a Visualidade

DESCOLONIZAR A VISUALIDADE: TRABALHANDO EM PROL DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS SUSTENTÁVEIS
A segunda edição da Conferência Internacional Contra-Imagem (CIIC 22) acolhe a conferência final do projeto de investigação Photo Impulse

KEYNOTES: Elizabeth Edwards, Joseph Tonda, Richard Cleminson

CHAMADA DE TRABALHOS

Esta edição da Conferência Internacional Counter-Image é uma associação com o projeto de investigação Photo Impulse, financiado pela FCT (PTDC / COM-OUT/ 29608/2017). O Photo Impulse investiga as produções fotográficas e fílmicas das missões geodésicas, geográficas e antropológicas nos territórios anteriormente ocupados por Portugal em África e na Ásia e que estão à guarda do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, parceiro do projeto.

Os resultados finais do projeto serão apresentados na conferência. O projeto aborda muitas das questões que queremos discutir, tais como: do centro da “Metrópole” à periferia das “Colónias”, como as imagens, em particular a fotografia e o filme, reforçam esses lugares em desequilíbrio e se disseminam neles? Como as imagens contribuem para moldar o passado e o presente? O que fazer para descolonizar arquivos, museus e centros de conhecimento? Como é possível integrar outras formas de conhecimento e de produção de conhecimento? Qual é o papel das artes e das práticas artísticas? Quais eram as práticas visuais daqueles que foram colonizados? Como as práticas visuais contemporâneas de autores pós-coloniais influenciam as sociedades? Qual é a importância das imagens vernaculares para esta discussão? Qual é o papel dos sistemas de media globais, como os media sociais, a televisão e o jornalismo? Como as imagens podem contribuir para um mundo mais sustentável e igualitário? O escritor Chinua Achebe falou em um “equilíbrio de histórias”, perguntamos quão importante é um equilíbrio de imagens e quais são as suas possibilidades em relação aos relatos textuais?

A conferência inclui, mas não está limitada aos seguintes tópicos:

Cultura visual colonial e estratégias de descolonização
Fotografia e filme colonial e pós-colonial
Museus e herança colonial
Sustentabilidade social e práticas de imagem
Narrativas contra-hegemónicas
Cultura Visual das “ciências coloniais”
Cosmoramas coloniais, panoramas e outros “ramas”
Dinâmicas de arquivo em relação ao contra-poder e contra-memória
Práticas artísticas como resistência
O uso de imagens e processos vernaculares na produção artística
Ecocrítica nas práticas visuais

Propostas
Os resumos devem ser entregues até 31de março de 2022 em português ou inglês.
Encorajamos propostas de natureza ACADÉMICA, ARTÍSTICA ou HÍBRIDA.As propostas destinam-se a uma apresentação de 20 minutos e deverão ser enviadas através de nossa conta EasyChair, aqui. Após criar um login, escreva um resumo com no máximo 500 palavras,5 palavras-chave e até 5 referências bibliográficas. As apresentações artísticas/ híbridas devem ter duração (time-based), incluindo propostas audiovisuais, sonoras ou de performance. Essas propostas, acompanhadas do resumo de até 500palavras e das palavras chave e bibliografia, acima referidos, devem obrigatoriamente incluir uma breve amostra de 3-4min. e / ou uma descrição ilustrada. Em todos os tipos de apresentação, deve ser anexada uma nota biográfica. Certifique-sede que o seu nome não seja mencionado em nenhum lugar do resumo. As propostas serão selecionadas por meio de um sistema de avaliação cega por pares. As sessões serão organizadas com base nas afinidades temáticas, independentemente das práticas (académica / artística / híbrida); todos os trabalhos serão considerados resultados académicos igualmente válidos. Os candidatos selecionados serão contactados até 30 de abril de 2022.

contacto: counterimageconference@fcsh.unl.pt

website: https://counter-image.netlify.app/