A relação com as plantas e a Botânica nas Missões Científicas coloniais refletiu um modo ‘separatista’ da relação Sujeito/Objeto, na forma como a flora foi pensada e analisada, por um lado enquanto espelho de uma riqueza nacional alargada pelas colónias; por outro, numa perspetiva económica, que privilegiou o cultivo intensivo de espécies economicamente rentáveis no plano internacional (como o café e o cacau). A partir de fotografias das missões científicas do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), e no âmbito do Projeto Photo Impulse, que aborda as coleções fotográficas das missões portuguesas científicas e geodésicas em África ao longo do século XX, esta mesa-redonda coloca em diálogo as perspetivas epistemológicas desse passado científico colonial com formas contemporâneas de pensar filosófica, artística e conceptualmente a relação dos humanos com as plantas e com a Botânica.
Curadoria
Liliana Coutinho e Margarida de Medeiros
Parceria
Photo Impulse: O impulso fotográfico: medindo as colónias e os corpos colonizados. O arquivo fotográfico e fílmico das missões portuguesas de geografia e antropologia, ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova.
PROGRAMA
Helena Elias
Everywhere, eLsewhere, SomewherE (ELSE), é uma investigação artística no âmbito do projeto PhotoImpulse, que envolve a (re)configuração de imagens produzidas pelas missões coloniais portuguesas de delimitação geográfica, geodésica e fronteiriça que tiveram lugar no continente africano. As áreas delimitadas são as mesmas em ambos os lados das fronteiras, uma vez que os ecossistemas terrestres são os mesmos. Helena Elias irá falar deste projeto e da sua inserção num sistema de contra-imagens e eco-crítica.
Margarida Medeiros
Falar de Botânica Colonial e de descolonizar a Botânica implica refletir sobre os modelos políticos e epistemológicos que sobredeterminaram os estudos botânicos em contexto colonial alargado e refletir sobre a necessidade de pensar com as plantas e não sobre as plantas. A questão da extração massiva das plantas em contexto colonial será aqui o foco principal.
Teresa Flores
Teresa Flores apresentará o alcance do Projecto Photo-Impulse, projecto FCT que estuda as colecções fotográficas das missões coloniais (geodésicas, antropo-biológicas e botânicas) e respectiva documentação para a compreensão dos modelos epistemológicos utilizados e de que forma é possível, num contexto pós-colonial convocar um olhar decolonial e crítico para esses objetos.