II CIRA – Conferência Internacional “O Ritmo na Arte” 

O ritmo e as suas relações com a arte são o tema central da II CIRA – Conferência Internacional “O Ritmo na Arte”. O evento realiza-se de 10 a 12 de maio 2023, em Buenos Aires, Argentina, com apoio ICNOVA. Salomé Lopes Coelho (ICNOVA) integra a organização da conferência, que junta investigadores de Portugal, Argentina e Espanha.

O encontro tem como objetivo proporcionar uma instância de intercâmbio de conhecimentos, inquietudes e aspirações de quem se dedica ao pensamento e à criação artística em torno do ritmo. Ao longo dos três dias de II CIRA será possível ouvir oradores de diferentes universidades da Argentina, Austrália, Colômbia, EUA, Espanha, França, Hawaii, Inglaterra, Peru e Portugal numa reflexão sobre o conceito de ritmo em diferentes campos artísticos.

O programa da II CIRA reflete, precisamente, esta diversidade de relações entre ritmo e arte, e onde marcam presença o cinema, fotografia, dança, música, arquitetura, mas também algoritmos, videojogos e realidade aumentada, entre outros.

A organização da II CIRA é composta por Aníbal Zorrilla (Universidade Nacional das Artes de Buenos Aires – Artes do Movimento), Belén Errendasoro (Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires), Susana Temperley (IIEAC/ Universidade Nacional das Artes de Buenos Aires – Crítica de Artes), Silvia Pritz (Direção Geral do Ensino Artístico, Ministério da Cultura da Cidade Autónoma de Buenos Aires) e Sylvia Edo (Investigadora independente, Catalunha), além de Salomé Lopes Coelho.

A investigadora do ICNOVA participará na conferência também com uma comunicação, integrada no segundo dia de evento (11 de maio, Mesa 8) sob o tema “Los ritmos de la materia en el cine. Notas para pensar el rutmanálisis como una herramienta ecocrítica”.  Ainda na mesma sessão (Mesa 8), a investigadora Sílvia Pinto Coelho (ICNOVA) apresentará a “Escola de Pro-cras-ti-na-ção

A presença do ICNOVA na conferência internacional não se esgota, no entanto, por aqui. Marcam ainda presença os investigadores Pedro Florêncio, com a comunicação “Depois de Ruhr (2009): modulações rítmicas e hipnose crítica no cinema reparador de James Benning” (10 de maio, Mesa 2); e Cláudia Madeira, com a comunicação “Romance Familiar ou a Realidade Aumentada de Ana Borralho e João Galante: ritmos (im)possíveis da (meta-)realidade contemporânea” (11 de maio, Mesa 7).

Para além das comunicações, os/as assistentes poderão participar em atividades que proporcionarão uma experiência prática para explorar os diferentes aspetos do ritmo na arte. A organização convida-o/a a juntar-se a esta excitante oportunidade de trocar ideias, de discutir o ritmo cara a cara e contribuir para o campo crescente do ritmo na arte.

Consulte o programa do II CIRA no website oficial do evento, para saber mais.