Dance Data, Cognition, and Multimodal Communication é o mais recente livro coeditado por Carla Fernandes, coordenadora do grupo de investigação Performance e Cognição e do laboratório BlackBox (ICNOVA). A equipa de editores é ainda composta por Vito Evola e Cláudia Ribeiro.Lançado em setembro de 2022 sob chancela da Routledge, a obra ambiciona ser um passo pioneiro na definição de “dance data”, através de um esforço colaborativo e transdisciplinar que une artistas performativos, designers e académicos.
Como se criam, documentam e representam os dados ligados à dança? Para responder a essa questão, os editores reúnem investigação feita com recurso a dados neurais, cognitivos, comportamentais e linguísticos no contexto de processos de composição de dança. Cada capítulo parte de estudos empíricos e experimentais para promover uma discussão teórica e metodológica, sempre através da lente interdisciplinar.
Em paralelo com o trabalho de edição, Carla Fernandes assina a introdução do livro e é coautora de três capítulos: “Capturing and visualizing 3D dance data: Challenges and lessons learnt”, “’I see something, and I like it’: Unveiling a choreographer’s decision-making process using quantitative and qualitative methods” e “What makes dancers extraordinary? Insights from a cognitive science perspective”.
A acompanhar o livro Dance Data, Cognition, and Multimodal Communication (que pode ser adquirido em formato físico ou digital), a editora Routledge disponibiliza no seu website outros recursos digitais de apoio à leitura, divididos por capítulo.
Mais informação sobre o livro (e acesso aos materiais de apoio) no website oficial da Routledge.