CriA.On

Atividades e recursos sobre ambientes e competências digitais, na perspetiva dos direitos das crianças. Para jovens monitores, pais, educadores e outros profissionais.  

CriA.On - Crianças e Adolescentes Online

Da iniciativa de investigadores e de comunicadores de ciência, a plataforma CriA.On – Crianças e Adolescentes Online visa incentivar o diálogo com famílias e com profissionais de educação, de saúde e bem-estar, juristas e todos os que acompanham crianças e famílias nas suas áreas de atuação. Pretende também incentivar a comunicação e partilha com responsáveis por políticas públicas, criadores e empresas de produtos e serviços digitais, profissionais dos media e outros públicos interessados.

Os conteúdos da plataforma são organizados por grupos de idade e por temas, todos em língua portuguesa, e distribuem-se por um Jornal multimédia e por um repositório de Recursos.

No Jornal, investigadores com pesquisa sobre meios digitais apresentam pequenos textos, vídeos e podcasts sobre diversos temas e estudos sustentados, nacionais e internacionais.

Os Recursos vão desde atividades a realizar com crianças e adolescentes a sugestões de leitura e programas de formação.

 

Coordenação: Cristina Ponte

Um foco: direitos digitais

A plataforma tem por base o direito de crianças e adolescentes a navegarem em segurança no ambiente digital e a aproveitarem as oportunidades que este oferece. Para isso, são necessárias competências, suas e de quem delas cuida, e contextos – tecnológicos, políticos, sociais, culturais – que favoreçam a realização dessas competências.

Encontra-se em linha com o Comentário Geral nº 25, das Nações Unidas, que, em fevereiro de 2021, atualizou a Convenção sobre os Direitos da Criança (que abrange os menores de 18 anos), tendo em conta o novo contexto digital.

Segue, também, as orientações da Comissão Europeia para uma Melhor Internet para Crianças, aprovadas em maio de 2022, assentam em três pilares: experiências digitais seguras; capacitação digital; participação ativa.

Em Portugal, sublinha-se os propósitos da Estratégia nacional para os direitos da Criança (2021-2024), de promover o bem-estar das crianças, o seu acesso à informação e à participação, a prevenção e combate à violência, bem como o apoio às famílias.

Articula-se com os propósitos do Programa INCoDe 2030, de intervenção junto da população visando nomeadamente a desconstrução de estereótipos na área tecnológica e o fomento da igualdade de oportunidades. Sendo os jovens o alvo principal do seu eixo 1, CriA.On tem em conta os contextos em que estão a crescer e os adultos com quem interagem, incluindo as suas famílias.

 

Ligação institucional

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e o Instituto de Comunicação (ICNOVA) sustentam esta plataforma de divulgação de conhecimento e ligação à sociedade.

 

Responsabilidade e ética da informação

A CriA.On é um espaço aberto à colaboração e à co-construção de conhecimento e de recursos, na perspetiva dos direitos digitais.
A NOVA FCSH assegura a proteção de dados digitais, enquanto entidade encarregue de proteção de dados.


Ligação à sociedade

A Cria.On foi apresentada no decorrer das celebrações do Dia Europeu da Internet Mais Segura (em 2023), a cargo do Centro Internet Segura coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança. Desde então, a plataforma e respetivos recursos e conteúdos têm sido divulgados junto de diversos públicos, por exemplo no debate “Internet Segura em Moçambique: estágio atual e desafios na proteção de crianças e jovens” e na newsletter de Fevereiro 2023 da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.