Formação avançada
O ICNOVA está associado a três doutoramentos, cinco mestrados, uma licenciatura e cinco laboratórios.
Articulamos ensino e investigação
Integramos jovens investigadores, doutorados há menos de cinco anos, nos grupos e laboratórios via emprego científico financiado por projetos e instituições de C&T, além de estudantes dos três doutoramentos e cinco mestrados associados ao ICNOVA.
Proporcionamos momentos de formação, como a Winter School, o Smart Data Sprint e cursos da Escola de Verão, e laboratórios onde podem ser desenvolvidos projetos em parceria com unidades curriculares dos vários ciclos de estudo.
Nas relações com a sociedade, indústria e outras unidades de I&D, apostamos na investigação inovadora, na co-criação e na interação com comunidades.
Licenciaturas
Os licenciados em Ciências da Comunicação ficam habilitados com os conceitos, as ferramentas e as metodologias necessárias ao exercício profissional ou investigação académica nas diferentes áreas da comunicação. O plano de estudos concilia as necessidades gerais de formação teórica e prática com a possibilidade de criação de um percurso personalizado do aluno, em quatro áreas opcionais: Jornalismo, Comunicação estratégica, Cinema e Televisão, Comunicação, cultura e artes.
Mestrados
O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) tem vindo a desenvolver um novo tipo de reflexão sobre as artes cénicas, não tratadas enquanto literatura. Estaremos focados no ato performativo que cria uma poética própria da cena, inconfundível. Não queremos formar atores ou bailarinos ou cantores: queremos formar artistas.
O mestrado em Ciências da Comunicação tem como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências comuns:
- saber desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo na área das Ciências da Comunicação como parte hoje essencial das Ciências Sociais e Humanas, entendendo a posição estratégica dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas;
- entender a posição das Ciências da Comunicação e das respetivas áreas de especialização na epistemologia das Ciências Sociais e Humanas, das quais recebe múltiplos contributos e para as quais contribui; saber definir objetos e metodologias para investigações próprias em Ciências da Comunicação e aplicar-lhes os seus conhecimentos, nomeadamente em situações novas e não familiares e nos campos específicos que permanentemente se desenvolvem nesta área;
- saber desenvolver uma investigação com rigor científico no campo das Ciências da Comunicação ou num contexto multidisciplinar, de modo que o diálogo com outros campos do saber não constitua um impedimento mas sim um incentivo à afirmação de um domínio próprio do saber;
- desenvolver a capacidade de comunicar as suas metodologias e conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, por escrito ou oralmente, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e argumentada;
- compreender a especificidade da variante de especialização escolhida;
- adquirir competências que permitam, em continuado diálogo com o conhecimento científico e extra-científico, desenvolver com autonomia uma aprendizagem ao longo da vida.
O Mestrado em Comunicação de Ciência resulta de uma parceira entre o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Durante a parte curricular do mestrado, os alunos têm oportunidade de discutir a relação entre ciência e sociedade e a responsabilidade dos cientistas nessa relação, de conhecer a evolução do próprio conceito de comunicação de ciência, de aprender e treinar ferramentas de comunicação estratégica e de jornalismo, e de contactar com exemplos de projetos de comunicação bem sucedidos.
Além dos responsáveis pelas diferentes unidades curriculares, o Mestrado em Comunicação de Ciência conta com a participação de cientistas e comunicadores de ciência portugueses.
O Mestrado em Jornalismo visa formar profissionais para o exercício do Jornalismo, fornecendo-lhes as ferramentas essenciais da profissão, que incluem a análise e a reflexão dos próprios processos de construção noticiosa.
O mestrado aceita licenciados em todas as áreas do saber que queiram adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos no campo do Jornalismo.
Além dos docentes de carreira com experiência profissional relevante, o Mestrado em Jornalismo conta também com a participação de reputados profissionais da área, que são responsáveis pelos seminários de jornalismo especializado.
O Mestrado de Novos Media e Práticas Web faz parte da oferta de 2.º Ciclo do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH. O Mestrado articula artes, ciência e tecnologia dos media, afirmando a sua natureza STE(A)M, e funcionando em articulação com a infraestrutura digital da NOVA FCSH, em particular, com o laboratório de inovação digital iNOVA Media Lab.
O Mestrado de Novos Media e Práticas Web está alinhado com as opções da estratégia INCoDe2030, em particular nas atuais exigências de transição e transformação digital na educação e no mundo profissional, bem como na dimensão de inovação digital da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente e do Quadro Comunitário 2021-2027, em particular no reforço da transferência de conhecimento e de tecnologia entre academia e universidade.
O curso aposta num percurso de internacionalização, oferecendo diversos workshops por convidados internacionais e a possibilidade de realização de períodos de estudo e investigação em instituições parceiras. O mestrado investe também na concretização de parcerias com empresas do setor criativo e tecnológico, em particular estúdios e ateliers nos setores dos novos media, produção audiovisual, design de videojogos, entre outros.
São permanentemente estabelecidas iniciativas conjuntas com o Doutoramento em Media Digitais, uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto, garantindo aos estudantes do Mestrado uma participação ativa em eventos, projetos e redes.
Doutoramentos
O programa do Doutoramento em Ciências da Comunicação foi desenhado após análise às melhores experiências estrangeiras, que assentam num sólido equilíbrio entre o aprofundamento da investigação numa área específica das ciências da comunicação e a abertura interdisciplinar própria de um terceiro ciclo de estudos. Duas unidades curriculares obrigatórias no primeiro semestre preenchem os requisitos de promoção de ambiente interdisciplinar e de desenvolvimento de capacidades metodológicas. As restantes unidades curriculares preenchem o requisito da especialidade que o doutorando já terá identificado como objecto da sua investigação.
Parte essencial do curso consiste na elaboração de um Trabalho Final, que é a ocasião privilegiada para o estudante apresentar uma primeira versão do seu projeto de tese doutoral. Cada doutorando terá um tutor que o apoiará, no que respeita às suas opções temáticas e metodológicas, e na preparação do Trabalho Final.
São objetivos do Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações:
- oferecer aos estudantes instrumentação teórica, metodológica e analítica atualizada que permita a realização de investigações avançadas na área dos estudos artísticos;
- constituir e dar acesso aos estudantes a um corpo crítico de saberes e metodologias sobre a arte com um elevado nível de internacionalização e actualização;
- potenciar as possibilidades de investigação em torno do objeto e do problema artístico que lhe são abertas pelo cruzamento interdisciplinar entre metodologias e saberes provenientes das diferentes ciências sociais e humanas;
- criar uma plataforma de reflexão sobre a prática artística que, em casos específicos apoie a realização do estipulado pelo Decreto-Lei 230/2009, que fixa as condições de atribuição do grau de doutor a criadores de obras artísticas, e mais concretamente suporte o enquadramento académico da “fundamentação escrita que explicite o processo de concepção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento”.
O programa de Doutoramento em Media Digitais constitui uma associação entre a Universidade do Porto e a Universidade NOVA de Lisboa, através da NOVA FCSH e da FCT NOVA, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.
O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interativos sobre a web, a TV interativa, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.
Saiba Mais
Laboratórios
Laboratório de Jornalismo Digital
Localização: Campus da Av. de Berna da NOVA FCSH, Torre B, 5.º andar (Laboratório de Ciências da Comunicação).
Equipamento: 15 computadores com software para edição e criação digital, um televisor e um projetor.
Destinatários: investigadores e doutorandos do ICNOVA, professores e alunos do DCC.
Reservas: labcc@fcsh.unl.pt
Laboratório de Som
Localização: Campus da Av. de Berna da NOVA FCSH, Torre B, 5.º andar (Laboratório de Ciências da Comunicação).
Equipamento: gravação, edição e pós-produção de som.
Destinatários: investigadores e doutorandos do ICNOVA, professores e alunos do DCC.
Reservas: labcc@fcsh.unl.pt
Laboratório de Criação Digital
Localização: Campus da Av. de Berna da NOVA FCSH, Torre B, 5.º andar (Laboratório de Ciências da Comunicação).
Equipamento: computadores MAC com software para edição vídeo.
Destinatários: investigadores e doutorandos do ICNOVA, professores e alunos do DCC.
Reservas: labcc@fcsh.unl.pt
Laboratório de Estudos de Performance
Localização: Campus da Av. de Berna da NOVA FCSH, Torre B, 5.º andar.
LICA - Laboratório de Investigação Comportamental
Localização: Campus da Av. de Berna da NOVA FCSH, Torre B, 5.º andar.