O Projeto “Narrativas Digitais e  Inteligência Artificial: Análise Comparativa de Conteúdos  Audiovisuais e Transparência na Categorização Algorítmica” (Referência 2024.07707.IACDC) será financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

As plataformas digitais usam inteligência artificial (IA) para analisar tudo o que publicamos, categorizando e organizando essas informações de forma pouco transparente para os usuários. Essa categorização influencia a visibilidade dos conteúdos e o envolvimento gerado. O problema é que ninguém sabe exatamente como funcionam os algoritmos. O objetivo deste estudo é entender como diferentes inteligências artificiais categorizam conteúdos e perfis, comparando essas classificações com a forma como os próprios autores definem os eus trabalhos Queremos garantir que, no futuro, os usuários tenham mais controle sobre como os seus materiais e as suas próprias identidades são processadas pelas
plataformas digitais. Do ponto de vista da segurança e transparência digital este problema é de extrema relevância.

Investigadora responsável: Carla Baptista

Equipa: Allan Ferreira (doutorando ICNOVA), Inês Narciso (doutoranda ISCTE-IUL), Ana Trevisan (doutoranda IFL), Rubén Ramos Antón (Universidad de Castilla-La Mancha) e Alvaro Comin (Universidade de São Paulo).