O ciclo “(Des)programar? Discursos e práticas em artes cénicas”, organizado pela investigadora do ICNOVA Cláudia Madeira, os alunos do seminário de Programação de Artes Cénicas da NOVA FCSH e pelo Grupo Performance e Cognição ICNOVA/ NOVA FCSH contará com 3 convidadas especiais nos meses de abril e maio.

Dia 28/4  – 1º Encontro – Melissa Rodrigues – Programadora de Discurso do Teatro do Bairro Alto  

Local: Aud. 3 TORRE B NOVA FCSH

Horário: 18h -21h

Sobre a convidada:

Melissa Rodrigues (Praia, Cabo Verde) é artista visual, curadora, programadora e arte-educadora. Licenciada em Antropologia UNL/FCSH e pós-graduada em Performance pela FBAUP. Colabora com espaços expositivos independentes, museus e outras instituições culturais em projetos de curadoria de artes visuais e ainda na programação, coordenação e dinamização de projetos educativos. Melissa é Programadora de Discurso no TBA – Teatro do Bairro Alto em Lisboa. E uma das artistas fundadoras da UNA – União Negra das Artes.

Dia 5/5 – 2º Encontro – Catarina Molder – Diretora e programadora artística do Opera Fest e Susana Menezes – Diretora e programadora artística do LU.CA – Teatro Luís de Camões

Sobre as convidadas:

Natural de Lisboa, Catarina  Molder possui o curso superior de canto pela ESML e uma pós-graduação em canto pela Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo, como bolseira do governo alemão e da Fundação Calouste Gulbenkian.Esta soprano visionária e polifacetada, que alia talento interpretativo  e carisma a capacidade de gestão, criou a sua própria estrutura de produção, a Ópera do Castelo, uma das mais significantes estruturas de produção de ópera independente Portuguesas e é uma figura incontornável na comunicação da ópera a novos públicos em Portugal. Em 2020 lançou em plena pandemia, um novo Festival de Ópera em Lisboa – O Operafest que finalmente colocou Portugal na Rota dos Festivais Internacionais de Ópera, com repetido sucesso nos anos seguintes, tornando-se no maior evento operático nacional. No âmbito do Operafest lançou ainda o único concurso nacional de ópera contemporânea – Maratona Ópera XXI, responsável pela emergência de inúmeros talentos, de todas as áreas: compositores , libretistas, maestros, encenadores e cantores. Em Janeiro de 2025 lançou um novo festival da canção erudita para a revitalização do género – Liedfest. Presentemente encontra-se em rodagem do seu novo projecto televisivo, uma série de ficção operática para a RTP2 com a realização de Carlos Conceição e a preparar a 6ª edição do Operafest.

Susana Menezes é licenciada em Design de Produto e foi bolseira na Hogeschool,departamento de design de produto, Antuérpia. Participou em workshops de criação e metodologia de projecto no Domaine de Boibuchet- Vitra. Fez Pós-graduação emGestão Cultural nas Cidades no INDEG/ ISCTE e frequentou o mestrado em Comunicação e Cultura na mesma instituição. Lecionou disciplinas artísticas em diferentes níveis de ensino e realizou workshops para grupos de risco. Iniciou a actividade de Programação Cultural em 2001 com a abertura do Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, Porto. Colaborou com instituições, como a Fundação de Serralves, Gulbenkian, e Artemrede – Teatros Associados. Criou o Programa para Crianças e Jovens do Teatro Maria Matos, onde programou durante 12 anos. É diretora artística do LU.CA – Teatro Luís de Camões desde a sua abertura, em 2018.

Os seminários são abertos ao público geral e não é necessário inscrever-se.