Carla Baptista, investigadora do ICNOVA e Professora Associada da NOVA FCSH, foi selecionada para a bolsa IAS da University of Loughborough, no Reino Unido.
Durante a sua residência, irá desenvolver o projeto “A RTP do pós 25 de Abril e a democracia em Portugal”. Este trabalho será feito em colaboração com o Professor James Stanyer, do Departamento de Comunicação e Media da universidade.
Sobre o projeto:
O seminário “Imagining Democracy in Television. Portugal 1974-1976” foca-se nos regimes televisivos após o golpe militar de 25 de abril de 1974. A análise incide em como os programas informativos representaram as práticas repressivas do regime anterior, incluindo perseguições e intimidação com base na dissidência política. Com base em excertos de programas, o objetivo é mapear o projeto político que tornou a RTP, o único canal público existente em 1974, um veículo crucial para a transformação das narrativas impostas pelo regime. A revolução televisiva ofereceu novos repertórios culturais e protocolos de prática política e interação social. A televisão tornou-se um espaço onde atores políticos, ativistas, artistas e jornalistas ativaram dimensões populares da revolução. O projeto destaca a experiência coletiva de ver televisão e o seu papel na redefinição da identidade nacional, memória cultural e cidadania global
Saiba mais: https://www.lboro.ac.uk/research/ias/fellows/2024-25/baptista-carla/