III Exposição-Ocupação ANDNinho e Bando.

Silvia Pinto Coelho, investigadora do ICNOVA, participa na conversa: «O Modo Operativo AND, entre a investigação artística e as práticas de cuidado-curadoria de outros mundos possíveis»

Sobre:

A Exposição-Ocupação AND traz a público uma paisagem instalativa-participativa multimodal, composta por objetos emergentes dos últimos dois anos de investigação continuada de Fernanda Eugenio & Coletivo AND no âmbito da Escola do Reparar, programa de pesquisa-criação e formação artístico-política do AND Lab.

O AND Lab é uma plataforma artística multi/indisciplinada que atua no eixo Portugal/Brasil, com base em Lisboa desde 2011 e núcleos em outros países. Dedica-se a investigar outras possíveis ecologias de coexistência-convivência a partir do re-conhecimento das bases irreparáveis do mundo-tal-como-o-conhecemos, do exercício da responsabilidade-cuidado, e da interrogação sobre a contribuição das artes para políticas de reparação e modos de vida mais recíprocos e justos. As práticas são alicerçadas pelo Modo Operativo AND, metodologia de composição ético-estética-somático-política para reparar (n)o Irreparável.


Entre 2023 e 2024, a pesquisa dedicou-se a duas modulações do trabalho íntimo-coletivo da reparação: a re-membração (rememoração da experiência sensível da inseparabilidade e re-membramento de realidades vitais) e a restauração (rest: descanso profundo, entrega e rendição; e re-story-action: auto-reparação de ilusões biográficas enquanto investimento microscópico e situado na reparação histórica). Empenhada na criação de experiências-antídoto para os atuais afetos pervasivos-invasivos de desamparo e desencanto manifestos no esgotamento e no embotamento das sensibilidades contemporâneas, a pesquisa Rituais de Amparo & Encanto conduziu à experimentação de e com os estados de re-pouso e ninho, por um lado, e de re-voo e bando, por outro, procurando vias para desaprender mecanismos sistémicos arraigados e reconectar com sabedorias encarnadas.


Convidamos a adentrar esta paisagem de questões a partir das instalações NINHO, que reúne videoperformances e proposições de artistas do Coletivo AND baseades no Brasil; BANDO, que ativa duracionalmente a prática-jogo ANDbodiment com membres do Coletivo AND residentes em Portugal e artistas convidades; e Manual de Sobrevivência para Tempos Irreparáveis, que apresenta objetos têxteis criados por estudantes da Escola Artística António Arroio inspirades na série em vídeo homónima do AND Lab. A exposição inclui ainda o lançamento do hANDbook, tradução para o inglês da Caixa-Livro AND, acompanhado por uma mostra de objetos gráficos do AND Lab e conversa com interlocutores convidades, e as performances Terceiro Corpo e É um tipo de magia, ambas criadas em relação com a ética e as práticas do Modo Operativo AND.

PROGRAMA

20 SET, sexta

Exposição-Ocupação aberta à visitação das 19h às 22h

19h às 20h 

lançamento: hANDbook, tradução para o inglês da Caixa-Livro AND

tradutores: Ana Dinger e José Roseira

Edição: Fada Inflada

20h30 às 21h30 

conversa: Modo Operativo AND, entre a investigação artística e as práticas de cuidado-curadoria de outros mundos possíveis

com Ana Dinger, Fernanda Eugenio, Carlos Oliveira, Liliana Coutinho e Sílvia Pinto Coelho 

Veja programação completa aqui: https://www.coffeepaste.com/event/f-nyJAyHcbod/