No dia 13 de junho, a doutoranda Patrícia Caneira, do grupo Media e Jornalismo do ICNOVA e investigadora no @obi.media, participou do programa Sociedade Civil da RTP 2 sobre Jornalismo Alternativo.

Neste episódio, Patrícia Caneira esteve ao lado de outros convidados como Catarina Carvalho (Diretora da Mensagem de Lisboa), Miguel Rocha (Crítico Musical e editor da revista Playback), João Ribeiro (editor da Revista Shifter) e Marisa Mendes (jornalista do site Bantumen), discutindo a importância do jornalismo alternativo.

Para Caneira, “O jornalismo alternativo surge como um complemento aos mídia tradicionais. Não podemos dizer que não estamos a falar de jornalismo, porque os pilares são exatamente os mesmos.”

Caneira destacou ainda as características únicas e a relevância desse tipo de jornalismo: “O jornalismo alternativo é muito necessário porque é muito ligado às suas comunidades e muito próximo dos seus públicos. Sabe o que querem ler, sabe o que faz falta, vão ter com eles, envolvem-nos no processo de produção e distribuição de notícias. Isso talvez seja a grande característica diferenciadora. O maior desafio é sua sustentabilidade e se manterem a longo prazo.”

A discussão foi enriquecedora e destacou o papel crucial do jornalismo alternativo e seus desafios na sociedade atual.

Episódio está disponível no RTP Play: https://www.rtp.pt/play/p12678/e775872/sociedade-civil