De 4 a 6 de dezembro, no Funchal, a Conferência Internacional de Estudos de Fotografia: Fotografia e Lugar – Percursos, Cartografias e Derivas vai promover a reflexão sobre as formas através das quais a fotografia é usada para mapear e representar territórios, documentar percursos, migrações e deslocamentos.
Nesse sentido, são bem-vindas propostas de apresentações (PT ou EN) sobre os tópicos da conferência, até 15 de junho.
A Conferência Internacional de Estudos de Fotografia é uma iniciativa da Direção Regional da Cultura da Madeira e Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, com apoio ICNOVA, Observatório EVAM, NOVA FCSH e Universidade da Madeira. Da Comissão Científica fazem parte os/as investigadores/as do ICNOVA Margarida Medeiros, Teresa Flores, Sandra Camacho, Filippo de Tomasi e Ana Gandum.
Para mais detalhes consulte, abaixo, o texto integral da call.
Conferência Internacional de Estudos de Fotografia: Fotografia e Lugar – Percursos, Cartografias e Derivas
Universidade da Madeira, Funchal, Portugal | 4-6 dezembro, 2023
A Conferência Internacional de Estudos de Fotografia, a decorrer de 4 a 6 de dezembro de 2023 no Colégio dos Jesuítas, na Universidade da Madeira, Funchal, está a receber propostas sobre o tema Fotografia e Lugar – Percursos, Cartografias e Derivas. A conferência pretende abordar as formas através das quais a fotografia tem sido utilizada para mapear e representar territórios, e para documentar percursos, migrações e deslocamentos entre diferentes locais. Além de designar territórios espacialmente definidos, a noção de “lugar” tem sido associada a sentidos metafóricos e metonímicos, a dimensões históricas, identitárias e relacionais, que se substituem ou, pelo menos, sobrepõem a essa dimensão geográfica mais essencial.
Acrescente-se que essa superação de uma circunscrição mais propriamente territorial, está implícita nos estudos que relacionam a representação fotográfica com a imaginação geográfica, onde a fotografia surge como meio particularmente apto à definição de uma espacialidade. Nesse sentido, vislumbra-se a partir da própria revolução digital do século XXI, onde a fotografia se inscreve como prática plural e técnica híbrida, a reconfiguração deste conceito e de outros na sua proximidade, tais como: o de lugares de memória (Pierre Nora), o de não-lugar (Marc Augé), ou de heterotopia (Michel Foucault). Ao mesmo tempo, destaca-se o papel da fotografia em práticas artísticas em diferentes áreas disciplinares, que privilegiam as ideias de deambulação, deriva e acaso, nomeadamente, através do acto de caminhar, quer como objecto quer como metodologia ou processo de trabalho para diferentes autores.
Convidamos propostas para apresentações de 20 minutos, em Português ou Inglês, a serem submetidas até 15 de Junho de 2023.
Alguns dos tópicos que podem ser abordados incluem, mas não estão limitados a:
- Lugar / Paisagem: a paisagem como género fotográfico autónomo que se afirmou praticamente desde a origem do medium numa relação com a ideia de lugar; a capacidade da fotografia de representar, emblematizar ou reificar a ideia lugar, por exemplo, na sua associação à prática do turismo e em formatos específicos como o cartão-postal; o papel da fotografia na documentação da intervenção humana no mundo natural, quer na legitimação de determinados empreendimentos/construções quer através de uma crítica ecológica.
- Percursos de fotógrafos: autores madeirenses ou com atividade desenvolvida no Arquipélago da Madeira, abordagem às suas trajectórias e práticas; a representatividade das suas imagens na sua relação com diferentes lugares; representação fotográfica e as identidades da Madeira: insular, atlântica, macaronésica.
- Arte, percursos e derivas: processos ou práticas autorais que remetem para um pensamento sobre o território através da ideia de trajetória ou de percurso estabelecido, ou, ao invés, de deriva ou vagueio não previsível, sem destino definido; mobilização da fotografia no acto de caminhar;
- Fotografia urbana e o conceito de flâneur: usos da fotografia na captura da experiência moderna urbana de inícios do século XX ou numa experiência pós-moderna da urbe; relação entre a técnica e a postura do flâneur de deambulação e observação de uma realidade agitada;
- Meios digitais e novas cartografias: abordar a fotografia hoje como técnica imbricada com outros meios digitais na visualização de cartografias (point clouds, imagens de máquinas/satélite, drones, tradição fotográfica de road trip, etc.); práticas artísticas que mobilizam imagens geradas por tecnologias de vigilância, subvertendo funções e/ou expandindo potencialidades;
- Mapeamentos fotográficos de distribuições e trocas: projectos que, à semelhança do papel atribuído à fotografia por Allan Sekula em Fish Story (1988-195) na documentação da economia e distribuição de mercadorias à escala global, abordem esse mesmo tópico hoje;
- Fotografia e migrações: o papel da fotografia e de outras tecnologias no registo das experiências de migrantes, refugiados e de pessoas em deslocamento; pensar a capacidade da fotografia em testemunhar e documentar essas experiências, em particular, através dos cruzamentos com o som e a imagem em movimento;
- Fotografia e literatura: relação entre texto e imagem na abordagem à ideia de lugar; o género do photobook enquanto complemento ou, ao invés, disrupção das convenções do diário de viagem; mobilização de fotografia na literatura (novela e ensaio) como forma de enquadramento ou tensão com a noção de (um) lugar.
Guia de propostas:
Convidamos propostas de 20 minutos a serem submetidas através de EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=photographystudies20) contendo:
a) Título, resumo de 400 palavras max. (sem referências bibliográficas) e 3-5 palavras-chave;
b) Nome e afiliação dos autores, informações de contacto (email e telefone) e uma nota biográfica (não mais de 200 palavras).
As propostas devem ser enviadas até 15 de Junho de 2023.
A notificação de aceitação será realizada até 24 de Julho de 2023.
Outras informações:
Após aprovação das propostas, o registro na conferência é gratuito.
Para mais informações, consultar o website oficial da conferência https://confief.netlify.app/ ou enviar e-mail para: photographyandsiteconference@gmail.com
Comissão Científica:
- Margarida Medeiros: Universidade Nova de Lisboa / ICNOVA Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
- Teresa Flores: ICNOVA Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
- Sandra Camacho: ICNOVA Instituto de Comunicação da Universidade Nova / Observatório EVAM, Portugal
- Filippo de Tomasi: ICNOVA Instituto de Comunicação da Universidade Nova / Observatório EVAM, Portugal
- Emília Tavares: MNAC – The National Museum of Contemporary Art, Portugal
- David Bate: University of Westminster, Reino Unido
- Ana Mauad: Universidade Federal Fluminense, Brasil
- Anne Reverseau: Université Catholique de Louvain, Bélgica
- Jan Baetens: Faculty of Arts KU Leuven, Bélgica
- Ana Gandum: Direção Regional da Cultura, Madeira, Portugal &ICNOVA Instituto de Comunicação da Universidade Nova / Observatório EVAM, Portugal
- Rita Rodrigues: Chefe de Divisão de Estudos do Património – Direção Regional da Cultura
- Vítor Magalhães: Universidade da Madeira, Portugal
Comissão de Organização:
- Ana Gandum: Direção Regional da Cultura, Madeira &ICNOVA Instituto de Comunicação da Universidade Nova / Observatório EVAM
- Sara Freitas: Direção Regional da Cultura, Madeira
- Rita Rodrigues: Chefe de Divisão de Estudos do Património – Direção Regional da Cultura
- Vítor Magalhães: Universidade da Madeira
- Sandra Camacho: ICNOVA Instituto de Comunicação da Universidade Nova / Observatório EVAM
- Lisandra Faria: Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s
- Vânia Vieira: Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s